EsportesNotícias

Corinthians e Ponte Preta entram em campo em prol da prevenção das arritmias cardíacas

Ações acontecerão antes das partidas entre Corinthians X Coritiba, sábado (10/11), no Pacaembu (SP), e Ponte Preta x Internacional, domingo (11/11), no Moisés Lucarelli (Campinas/SP), válidas pela 35ª rodada do Brasileirão

Neste sábado (10/11) e domingo (11/11), dias de jogos válidos pela 35ª rodada do Brasileirão. Mais que isto: jogadores do Corinthians e da Ponte Preta entrarão em campo em prol da campanha CORAÇÃO NA BATIDA CERTA, que promove o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, instituído no dia 12 de novembro, uma ação da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC).

Antes do início das partidas entre Corinthians X Coritiba, sábado (10/11), no Pacaembu (SP), e Ponte Preta x Internacional, domingo (11/11), no Moisés Lucarelli (Campinas/SP), os jogadores corintianos e pontepretanos entrarão em campo com camisetas e faixas em prol da campanha.

As faixas que circularão nos dois estádios têm a seguinte mensagem para as torcidas: “Jogue com o Coração na Batida Certa”, reforçando a mensagem da campanha da Sociedade.

Os times profissionais do Corinthians e da Ponte Preta usarão uma camiseta com o brasão de seus times estilizados em um estetoscópio, ao lado da logomarca da campanha e com a indicação de um hotsite, criados especialmente para cada um. No caso do Corinthians, o endereço é www.coracaocorintiano.org.br, e da Ponte Preta: www.coracaopontepretano.org.br. Nesses hotsites os torcedores poderão saber um pouco mais sobre arritmias cardíacas e reconhecer as cinco principais atitudes que caracterizam a doença:

1- Veja se sua pulsação tem o ritmo regular como um relógio;

2- Descubra se você tem casos de Morte Súbita, Infarto Fulminante, parada cardíaca ou outras doenças do coração em familiares próximos;

3- Você tem desmaios ou tonturas frequentes?;

4- Você sente falta de ar ou algum outro problema quando faz esforços leves?;

5- Você tem problemas no coração, pressão alta ou diabetes?

No Brasil, a cada 2 minutos uma pessoa morre em decorrência da morte súbita. Por ano, são 300 mil brasileiros acometidos pela doença. Com incidência maior no sexo masculino, em 80% dos casos a morte súbita está relacionada com a doença arterial coronariana – entre 80% a 90% dos casos de morte súbita são provocados por arritmias cardíacas.

Sua maior prevalência se dá na faixa etária entre 45 e 75 anos. No entanto, ela também acomete pessoas na faixa etária mais produtiva da vida e de muitos atletas, geralmente jovens e saudáveis.

“Nosso objetivo é promover a saúde, por meio de medidas preventivas, com foco nos bons hábitos que podem levar a uma melhor qualidade de vida da população. E o esporte está integrado com tudo isto”, esclarece o cardiologista Adalberto Lorga Filho, presidente da SOBRAC. “É muito importante o apoio dos dois times, Corinthians e Ponte Preta, pela enorme torcida que têm sob suas bandeiras e pela reverberação que isto pode gerar entre todos, dentro e fora de campo”, completa Lorga Filho.

A iniciativa junto aos estádios de futebol também soma a outra importante divulgação: a importância do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em locais públicos de grande concentração, já que ele é o aparelho indispensável no socorro de uma vítima de parada cardiorrespiratória, tanto para os jogadores como para os torcedores.

Além das ações em campo, a SOBRAC realizará diversas atividades para a população em geral, em locais públicos de todo o Brasil, sempre ancoradas pelo slogan “Não deixe seu coração sair do ritmo”.

Em diversas cidades brasileiras, cardiologistas associados da SOBRAC, estudantes de medicina e demais profissionais da área da saúde irão explicar as melhores práticas preventivas das arritmias cardíacas. Também haverá demonstração do uso correto dos Desfibriladores Externos Automáticos (DEAs), com explicações sobre a aplicação das novas normas das manobras de ressuscitação cardiorrespiratória.
Parques, shoppings centers, calçadões, universidades, hospitais, praças, estádios de futebol, entre outros locais, serão palco das atividades da Campanha.

A campanha CORAÇÃO NA BATIDA CERTA conta com um hotsite, com informações complementares, locais das ações, áudios e vídeos de entrevistas com o presidente da SOBRAC, comercial institucional da campanha – que já contou com a colaboração do ator e diretor Juca de Oliveira e do compositor Toquinho. O acesso a todos estes dados pode ser realizado no endereço www.arritmiasemortesubita.org.br.

Saiba mais

Arritmias Cardíacas:
http://www.arritmiasemortesubita.org.br/conteudos/pgpadrao.asp?MTA6MzQ6MDd8NTI=

Morte Súbita e o Esporte:
http://www.arritmiasemortesubita.org.br/conteudos/pgpadrao.asp?MTE6Mzk6NTV8MTI5

Mitos e Verdades:
http://www.arritmiasemortesubita.org.br/conteudos/pgpadrao.asp?MTE6Mzg6NTF8MTI4

Sobre a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas
Criada oficialmente em 1984, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), antigo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica (DAEC), é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Os objetivos da SOBRAC são normatizar as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil, promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade, além de orientar a população leiga a respeito dos problemas mais comuns ligados às arritmias cardíacas, por meio de campanhas educativas.
Com sede na cidade de São Paulo, a Sociedade tem atuação nacional. Em 2006, criou o Programa de Educação Continuada (PreCon), ligado à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e à Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), cuja finalidade é difundir e harmonizar condutas na área de arritmias cardíacas aos médicos da área clínica, em diversos eventos realizados anualmente em diferentes regiões do país.

A SOBRAC realiza ainda, anualmente, o Congresso Nacional de Arritmias Cardíacas, maior evento do gênero da América Latina, que reúne profissionais renomados do Brasil e do exterior. Em sua 29ª edição, o evento será realizado em Curitiba (PR), de 28 de novembro a 01 de dezembro.
Além da campanha CORAÇÃO NA BATIDA CERTA, a SOBRAC promove ainda atividades educacionais com os Cursos de Reciclagem em Eletrofisiologia Cardíaca e Ritmologia, além de publicações – livros e revistas -, e estudos científicos que ajudam a nortear e promover terapias para uma melhor conduta na área das arritmias cardíacas.

Site SOBRAC: www.sobrac.org
Facebook: http://www.facebook.com/sobrac
Twitter: http://twitter.com/SOBRAC_org (@sobrac_org)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?