CapivariRafard

Corpus Christi dá início às celebrações religiosas

O Corpus Christi é uma data muito importante para o catolicismo, ela representa a presença de Cristo na eucaristia e acontece todos os anos, na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade.

Uma das tradições mais conhecidas desta data é a confecção de tapetes de rua. Esses tapetes são feitos para a passagem da procissão de Corpus Christi. Esse costume veio para o Brasil junto com os colonizadores portugueses e o tema principal dessa decoração é a Eucaristia.

Foto: Reprodução internet

Os tapetes são feitos com serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios, e vários grupos de pessoas se reúnem para montar o seu próprio tapete, bairros, vizinhos, associações e até escolas.

Em Capivari e Rafard essa tradição também se faz presente e se torna uma grande celebração quando se une às demais comemorações da Igreja Católica.

Confira a programação completa em Rafard:

Nesta terça-feira, 14, às 19h30, missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Popular;
Na quarta-feira, 15, também às 19h30 horas, missa na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes;
Quinta-feira, 16, às 6h30, início da ornamentação das ruas, e às 16h, missa na comunidade Santo Antônio; em seguida, procissão até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Cemitérios

Neste feriado de Corpus Christi, os cemitérios municipais vão abrir normalmente. Em Rafard, o cemitério São Judas Tadeu funciona das 7h às 18h, mesmo horário de funcionamento do cemitério São João Batista, em Capivari.
Os cemitérios municipais de Elias Fausto e Monte Mor abrirão das 7h às 17h.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?