Região

CPFL Paulista dá dicas de como economizar energia no inverno sem abrir mão do conforto

Com a chegada do inverno, as pessoas começam a pensar em alguma fórmula para evitar gasto excessivo de energia elétrica e manter a conta baixa. Como usar a chave do chuveiro no modo “verão” e abrir mão de aquecedores e torneiras elétricas é desconfortável no frio, a CPFL Paulista recomenda que o consumidor se esforce para compensar a utilização desses itens adotando hábitos e soluções ligadas à iluminação da casa e alguns eletrodomésticos.

A utilização racional da energia elétrica depende dos hábitos de cada um. Pequenas atitudes, como um banho menos demorado, representam uma grande diferença na economia, que pode chegar a 30% do valor da conta de energia. O importante é evitar um consumo exagerado com a utilização moderada de aparelhos como aquecedores de ambiente, torneiras elétricas, secadoras de roupas, secadores de cabelos e principalmente do chuveiro. Os equipamentos que utilizam a energia para gerar calor têm potência maior e consomem mais.

Para quem deseja um tempo a mais no banho, a alternativa é a compensar com a redução do uso de outros aparelhos elétricos. Equipamentos eficientes consomem apenas a energia necessária para mantê-los. Por isso é importante adquirir produtos com o selo do Procel e do Inmetro, e dimensionados para sua necessidade. Um casal sem filhos, por exemplo, pode não precisar de um refrigerador duplex. Se a geladeira for antiga, a dica é verificar se as borrachas de vedação estão em bom estado e regular o termostato de acordo com o clima.

Uma forma de economizar na iluminação é substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas. Apesar de custarem um pouco mais caro, o investimento se justifica pela significativa redução no consumo de energia, que pode chegar a até 40% por lâmpada, de acordo com o modelo e a potência, e duram 10 vezes mais. Luminárias refletivas também contribuem para redução do consumo, pois podem usar lâmpadas com potências menores. Só deixe lâmpadas acesas se for preciso.

As instalações elétricas também devem estar seguras, sem emendas, ou com emendas bem isoladas, e sem sobrecarregar o circuito com vários aparelhos ligados na mesma tomada. Com as instalações e aparelhos elétricos em ordem, é a vez de cuidar dos hábitos de consumo. É preciso criar novas rotinas e educar o cérebro a cumpri-las. Do lado de fora da casa, a economia pode estar na lâmpada que permanece acesa durante a noite – e muitas vezes durante o dia, por esquecimento. Se não há necessidade, apague a lâmpada sempre que deixar de usá-la.

O chuveiro é o campeão de consumo residencial e representa de 25% a 35% da conta de luz de uma família. Ao utilizá-lo com a chave no modo “inverno”, o acréscimo no consumo é de cerca de 30% em relação ao modo “verão”. Além disso, no inverno, o tempo de permanência no banho normalmente aumenta, o que demanda mais energia. Procure dosar a utilização de aparelhos como aquecedores de ambiente, torneiras elétricas, secadoras de roupas e secadores de cabelos. Churrasqueiras e grelhas elétricas podem ser substituídas por modelos a carvão ou a gás.

Veja abaixo algumas dicas para economizar energia sem abrir mão do conforto, durante o inverno:

Dicas para economizar energia elétrica

· Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes.

· Durante o dia, dê preferência à iluminação natural. Abra cortinas, janelas e persianas da sua casa e nunca se esqueça de apagar as luzes de ambientes vazios.

· Não pinte o teto e paredes internas de sua residência com cores escuras. Ambientes assim exigem lâmpadas mais fortes que consomem mais energia.

· Coloque o chuveiro elétrico na posição “verão” nos dias mais quentes, pois o consumo é 30% maior na posição “inverno”.

· Programe banhos para os inícios ou finais de tarde, quando a temperatura ainda não caiu muito.

· Evite tomar banho de chuveiro elétrico nos horários de pico (das 17h às 21h).

· Mantenha limpos os orifícios da passagem de água do seu chuveiro elétrico.

· Observe a borracha de vedação da sua geladeira periodicamente. Vedação defeituosa provoca um dos maiores desperdícios de energia.

· Só abra a porta da geladeira quando necessário e evite deixá-la aberta por muito tempo.

· Nunca utilize a parte traseira das geladeiras para secar roupas ou tênis. Mantenha as serpentinas sempre limpas e livres de objetos.

· Freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários.

· Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros. Isso dificulta a passagem de ar, o que força o aparelho a trabalhar mais e provoca um grande consumo de energia.

· Limpe freqüentemente os filtros das lavadoras de roupas.

· Utilize, nas lavadoras de roupas, a medida de sabão indicada pelo fabricante para evitar enxagues repetidos.

· Máquinas de lavar e secar devem ser ligadas somente quando houver a quantidade máxima de peças. Assim, você evita a utilização desnecessária.

· Acumule a maior quantidade de roupas para passar de uma só vez e, se possível, faça isso em um dia da semana. Passe primeiro as peças que requeiram temperaturas mais baixas.

· Evite passar roupa quando diversos aparelhos elétricos estiverem ligados ao mesmo tempo.

· Evite o hábito de dormir com o aparelho ligado. E desligue a TV e aparelho de DVD da tomada. Aparelhos em stand-by consomem energia.

· Reúna a família para assistir aos programas de TV. Essa é uma ótima maneira de poupar gastos com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo.

· No computador, utilize o recurso de descanso de tela.

· Nunca deixe o computador, impressora ou outros periféricos ligados quando não estiverem em uso.

· No link http://www.cpfl.com.br/canaldaenergia existem dicas da CPFL para diminuir o consumo de energia elétrica.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?