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CPFL Paulista investe R$ 413,3 milhões na modernização da rede elétrica

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A CPFL Paulista, distribuidora da CPFL Energia que atende 4,47 milhões de consumidores em 234 municípios do interior paulista, investiu R$ 413,3 milhões na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico da sua área de concessão entre janeiro e setembro de 2018. Os aportes têm como objetivo aumentar o nível de conforto e qualidade do serviço oferecido aos consumidores da concessionária.

Ribeirão Preto foi a cidade que recebeu o maior volume de investimentos da CPFL Paulista no acumulado do ano 2018 até setembro, totalizando R$ 18,2 milhões. Em segundo lugar vem São José do Rio Preto, com R$ 15,7 milhões, seguida por Campinas (R$ 13,7 milhões), Piracicaba (R$ 10 milhões) e Bauru (R$ 7,8 milhões). Para mais detalhes, ver tabela abaixo com o ranking das 20 cidades com maior volume de investimento:

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Do total investido entre janeiro e setembro deste ano, R$ 47,8 milhões foram aplicados em ligação de novos consumidores nas áreas urbana e rural, por meio da ampliação da rede elétrica e da instalação de novos medidores. Isso possibilitou o acréscimo de 79,1 mil novos clientes na base de consumidores residenciais, comerciais e industriais nos municípios atendidos pela CPFL Paulista.

Para suportar o crescimento do mercado e garantir a qualidade dos serviços, a distribuidora investiu R$ 63,9 milhões em ampliação da capacidade de subestações e linhas de transmissão e em adequação de capacidade da rede de distribuição. Esses investimentos contribuem para tornar o sistema elétrico mais flexível e robusto, aumentando a confiabilidade no fornecimento de energia.

Exemplo de investimento nesta linha foi a ampliação da Subestação Paiol, em Araraquara, concluída em março deste ano. Localizada próximo a região do shopping Jaraguá, a SE Paiol passará a contar com 7 novos circuitos alimentadores em 13,8 kV, e uma capacidade ampliada em 160%, passando de 40MVA para 65MVA de potência. O projeto amplia a capacidade energética da cidade, permitindo que o sistema elétrico na localidade acompanhe, por mais dez anos, o crescimento do consumo de energia elétrica.

A CPFL Paulista investiu ainda R$ 99,7 milhões em ações de manutenção e melhorias na rede elétrica. Na frente de manutenção, foram destinados R$ 42,9 milhões, ao passo que os aportes em melhorias nas redes primária (instalação do spacer cable) e secundária (colocação de cabos multiplexados) e na instalação de novos equipamentos somaram R$ 56,8 milhões. Esses novos cabos são mais robustos e resistentes, minimizando os desligamentos, por exemplo, pelo toque de galhos de árvores.

A CPFL Paulista segue investindo no desenvolvimento de projetos especiais, que consistem em planos de modernização das redes de Transmissão e Distribuição e em projetos focados em Smart Grid (redes inteligentes). Para essas ações, a distribuidora dedicou em torno de R$ 51 milhões em investimento.

“A CPFL Paulista trabalha continuamente para oferecer excelência na prestação do serviço, qualidade no fornecimento de energia e segurança aos seus consumidores, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios de sua área de concessão. O Grupo CPFL está presente na vida seus clientes o tempo todo e investe em infraestrutura para levar a melhor qualidade no fornecimento de energia elétrica do País”, afirma o presidente da distribuidora, Carlos Zamboni Neto.

Investimentos refletem na qualidade do serviço

Fruto dos investimentos, a CPFL Paulista é uma das distribuidoras com os menores índices de interrupção de energia do País. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os clientes da companhia ficaram, em média, 7,14 horas sem luz em 2017, o segundo melhor indicador do País. Na prática, isso significa que os consumidores da empresa tiveram energia durante 99,9% do tempo. A média nacional é de 14,35 horas sem luz. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2018, a CPFL Paulista registra um indicador ainda melhor: 6h25 de tempo médio de interrupção de energia por cliente.

Além dos investimentos na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico, a CPFL Paulista também apostou na digitalização dos seus canais de atendimento para facilitar a vida dos seus consumidores. A concessionária reformulou os seus canais digitais, que incluem a versão desktop e mobile do site (www.cpfl.com.br) e o aplicativo “CPFL energia”, disponível para download nas plataformas iOS, Android e Windows Phone.

Os canais digitais da CPFL Paulista disponibilizam mais de 25 serviços aos seus clientes 24 horas por dia, sete dias por dia, trazendo a comodidade e a facilidade do mundo digital. Esses investimentos integram o Programa “Transformação do Atendimento”, que tem por objetivo ampliar a oferta de soluções digitais aos 9,4 milhões de clientes do Grupo CPFL nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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