CapivariNotícias

CPIC inaugura nova linha de produção

Com investimentos superiores a R$ 60 milhões, a CPIC Brasil Fibras de Vidro Ltda, unidade da empresa chinesa Chongqing Polycomp International Corporation (CPIC) em Capivari, apresentou, na manhã de segunda-feira (18), para convidados do Brasil e exterior, a modernização completa de sua fábrica, em evento com a participação de autoridades do Brasil e da China, imprensa, clientes e fornecedores.
Após três meses de reformulações, a CPIC inaugurou sua nova linha de produção, resultado da aquisição de novos equipamentos, reformas estruturais e capacitação das equipes técnicas. Com a modernização, a unidade terá condições de ampliar sua produção em até 60%, o que permitirá a ampliação do portfólio de produtos.
A instalação de um novo forno de fusão de vidro é um dos destaques do projeto de modernização. De acordo com a gerente geral para a América Latina, Adriana Nobre Rubo, a decisão de investir na modernização da unidade levou em conta o momento de fortalecimento da indústria nacional, as grandes obras de infraestrutura, o aumento do consumo de bens de capital, o aquecimento do setor de transportes entre outros fatores. “Com base nas projeções governamentais e estudos de mercado, entendemos que era o momento de investir em nossa estrutura interna. A modernização possibilitará a ampliação da produção, com a inclusão de novos produtos ao mix existente. As perspectivas são positivas e, com a nova linha, teremos condições de ampliar mercados, prospectando novos clientes em países da América Latina, Estados Unidos e Europa”, explicou Adriana.

Cerimônia de inauguração da nova linha de produção

Essa também é opinião do vice-gerente geral de Operações da CPIC Brasil, Zhou Bin, quando o assunto é o cenário atual brasileiro. “Trabalhamos com uma matéria-prima usada no reforço de inúmeros produtos. O consumo em alta reflete no aumento da produção. Para atender a demanda, reformulamos nossa estrutura, com cuidados especiais na manutenção dos padrões de excelência de todos os processos internos, isso incluiu investimentos em maquinário e mão de obra altamente especializada”, completou Zhou Bin.
Com a nova linha de produção, a CPIC Brasil Fibras de Vidro terá incrementos na divisão de rovings e fios picados. De acordo com Marino Baldocchi, vice-gerente Geral, Vendas e Marketing para a América Latina, a fibra de vidro é matéria-prima para uma série de indústrias. Entre suas características estão alta resistência à tração, flexão e impacto, sendo empregada em inúmeras aplicações inclusive estruturais. “Trabalhamos com produtos comercializados globalmente, que vão atender a demanda em mercados especializados como tubulações de alta pressão, tanques de armazenamento de líquidos corrosivos e o crescente mercado da energia eólica, no caso dos rovings; e também para os reforços das resinas termoplásticas/termofixas, principalmente empregadas na fabricação de componentes automotivos, a partir de fios picados. Para se ter uma ideia, a fibra de vidro é usada nos eletrodomésticos, componentes de carro, construção civil, esporte e lazer, agricultura, enfim, faz parte do nosso dia-a-dia muito mais do que imaginamos ou conseguimos ver”, comentou Baldocchi.
O vice-gerente lembra que o Brasil está se estruturando para receber grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “O novo perfil de consumo da classe média, aliado às obras de infraestrutura e indicadores positivos de crescimento colocam o Brasil em posição de destaque no cenário mundial. A indústria tem papel importante na manutenção deste posto. Daí a necessidade de investimentos em equipamentos e modernizações industriais. Vamos participar deste momento com uma moderna unidade fabril, equipada com recursos de última geração, tecnologia de ponta e profissionais especializados”, finalizou Baldocchi.
Instalada em um terreno de 200 mil metros quadrados, com cerca de 30 mil metros quadrados de área construída, a CPIC Brasil Fibras de Vidro fica na cidade de Capivari, interior do estado de São Paulo. Com 350 funcionários, é uma das principais fabricantes de reforços de fibra de vidro no Brasil, respondendo por 40% da produção do mercado interno e América do Sul. Sua produção é dedicada às linhas de rovings, fibras picadas e mantas, contando ainda com especialidades importadas da CPIC na China.
Desde julho de 2011, a unidade é a filial brasileira da empresa chinesa Chongqing Polycomp International Corporation (CPIC), considerada uma das maiores fabricantes de fibra de vidro do mundo, com produção anual de 550 mil toneladas e patrimônio estimado em US$ 1,14 bilhão. É uma “joint venture” formada pelo grupo chinês Yuntianhua, pelo árabe Amiantit e pelo fundo de investimento americano Carlyle.
A fibra de vidro é produzida basicamente a partir da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro e quando unida com resinas (poliéster ou outros tipos de resinas) compõe o material compósito. É leve e não conduz eletricidade, sendo utilizada também como isolante estrutural. Permite ampla flexibilidade, possibilitando a moldagem de peças complexas, grandes ou pequenas, sem emendas, com grande valor funcional e estético.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?