CapivariDestaques

Crescem os casos de feminicídio

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou na primeira semana de março, mês dedicado às mulheres, um balanço anual que mostra o aumento no número de casos de feminicídio no Brasil.

Feminicídio é o crime de assassinato de mulheres em razão do gênero, que é, quando a vítima é assassinada pelo fato de ser mulher.

Os números, fornecidos com exclusividade ao Jornal O Semanário, através da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Capivari, apontam um aumento de 22% nos registros de feminicídio no Brasil durante a pandemia, num comparativo entre os meses de março e abril de 2019 e 2020.

De acordo com o levantamento do Fórum, de março a abril de 2019, foram registrados 117 casos de feminicídio em todo o país, já no mesmo período do ano passado, o número subiu para 143 casos.

Outros números mostram que só nos primeiros seis meses de 2020, os casos de mulheres assassinadas no Brasil chegaram a 647 vítimas, e em 90% deles, o crime foi praticado pelo próprio marido ou companheiro.

Nas cidades de Rafard, Capivari e Mombuca não houve registros de casos de feminicídio nos últimos anos. Já em municípios vizinhos como Piracicaba, o primeiro caso de feminicídio do ano aconteceu em janeiro, com o assassinato de uma jovem de apenas 29 anos que foi morta a golpes de facada pelo marido.

A delegada titular da Delegacia da Defesa da Mulher de Capivari, Maria Luisa Dalla B. Rigolin, afirma que um dos fatores para este aumento no número de casos de feminicídio no país durante a pandemia, é que a mulher, que já sofria os maus tratos da violência doméstica, passou a viver 24 horas ao lado do agressor dentro de casa.

“O ano de 2020 foi um ano atípico, e a vítima estava mais tempo, em casa, junto com o agressor. O que não quer dizer que essa violência contra a mulher começou no dia que ela foi assassinada. Há casos de mais dez anos de convivência com um marido ou companheiro agressivo”, lembra a delegada, ao destacar que a violência doméstica é uma prática bem conhecida no país, já há muito antes da chegada da Covid-19.

Combater a violência contra a mulher é a arma mais eficaz para diminuição destes números. A delegada Maria Luisa reforça a importância dos canais de denúncia como o 180, que é um serviço de utilidade pública, que recebe as denúncias de violência e encaminha aos órgãos competentes, e também os meios de contato com a DDM de Capivari, através do (19) 3491-2563 ou através do email: [email protected]. Para denunciar não é preciso se identificar e todos os relatos de abusos e atos de violência contra a mulher serão averiguados.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?