Região

Crianças e adolescentes voltam às aulas

28/07/2017

Crianças e adolescentes voltam às aulas

Mais de 3 milhões de alunos são aguardados para o retorno às aulas em todo Estado (Foto: Reprodução/Internet)
Mais de 3 milhões de alunos são aguardados para o retorno às aulas em todo Estado (Foto: Reprodução/Internet)

Depois da tradicional férias de julho, alunos das escolas municipais voltaram às aulas. Em Capivari, as aulas retornaram no dia 17. Já em Rafard, o reinicio aconteceu na segunda-feira, 24.
No caso das escolas estaduais da região, segundo a Diretoria Regional de Ensino, o recomeço das aulas está previsto para a próxima segunda-feira, 31, diferente dos boatos que informavam que o fim das férias ocorreria apenas no dia 2 de agosto.
Com o retorno das aulas, a expectativa é que os estudantes estejam mais ligados para o segundo semestre. No caso das crianças, de acordo com profissionais da área de educação, é importante que os pais tenham paciência, já que podem encontrar dificuldades nos filhos no processo de readaptação à rotina, após dias em casa sem deveres ou atividades extraescolares.
Para ajudar o retorno à rotina de estudos e atividades de alunos e família, a equipe da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria da Educação preparou uma série de dicas e orientações.
A primeira delas é estar atento ao relógio. Para que ninguém cochile nos primeiros dias, a sugestão é ‘treinar’ já no fim de semana para que o corpo se acostume com a mudança. Programe o despertador e tente acordar mais cedo no sábado e domingo. Organizar os materiais, roupas, cadernos e estojo com antecedência também evita correria na segunda.
Por falar em organização, outra ideia é criar um “cantinho de estudos” em casa. O espaço servirá para leitura e escrita e também aproxima a família do cotidiano escolar dos filhos. “A participação da família é fundamental para a aprendizagem de crianças e jovens. Por isso, é preciso ficar atento às reuniões organizadas pelas escolas”, diz o professor Herbert Gomes da Silva, diretor do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio da CGEB.

Balanço
As aulas da rede estadual recomeçam para 3,7 milhões de estudantes. O calendário é o mesmo para as 5 mil unidades de ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?