Capivari

Cultura Africana é reflexionada em exposições e atividades

No dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, data em que morreu o último líder Quilombola no ano de 1695, Zumbi dos Palmares.
A data foi decretada como feriado pelo atual Governo Municipal de Capivari, a partir deste ano de 2012, conforme a lei 4081/2012, aprovada em outubro deste ano.
A semana da Consciência Negra e suas atividades estão recebendo o apoio da ARRKA (Associação Remanescente do Reino do Kongo Dia Ntotila as Américas).

Atividades
Nos dias 15, 16, 20 e 21 de novembro, sempre às 19h30min, na Casa da Cultura de Capivari, será realizado o projeto “Vida Plena”, que ensina como tratar do stress e depressão.
No dia 20, às 8h, acontecerá a visita ao Quilombo de Capivari, no sítio Santa Rita. Às 10h, na Casa da Cultura, está programado o culto ecumênico, ocorrendo logo após, às 11h, a palestra “África, Cultura e Religião – Ontem e Hoje”. O evento terá no seu encerramento, às 12h, a mesa redonda África e América.

Exposições
No Museu de Arte e Cultura Cesário Motta Júnior de Capivari acontecem duas exposições, simultaneamente. A primeira é a “Afro-brasileiros: Arte”, onde Claudinei Roberto é curador e mostra ao público diversas pinturas, fotografia e esculturas que remetem à data.
A outra mostra é a “Passos da Paixão – João de Barros”, técnica de alto relevo em madeira com a curadoria de Nori Figueiredo.
As duas exposições estarão abertas ao público em geral até 9 de dezembro, de terça à sexta, das 9h às 16h30, e de sábado e domingo, das 10h às 16h.
“Contrapor dentro do museu ao mesmo tempo estas duas faces, jovens frente à maturidade, a formação erudita e a construção intuitiva, é oferecer ao visitante a riqueza do diverso que a mão negra opera nas artes”, contou o Diretor de Patrimônio Cultural de Capivari, Nori Figueiredo.

Biografia
Zumbi nasceu em Alagoas no ano de 1655, em um dos mocambos (casas artesanais) dos Palmares. Aos 20 anos já era conhecido como um exímio estrategista e guerreiro. Zumbi foi relatado pela primeira vez nas cartas portuguesas em 1673, quando derrotou uma expedição.
Após se tornar líder dos Palmares e tanto tempo de luta contra a escravidão, em 20 de novembro de 1695, Zumbi é delatado por um antigo companheiro e após ser achado, ele é preso e degolado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?