CapivariNotícias

Curso ensina como auxiliar famílias de dependentes químicos

05/06/2015

Curso ensina como auxiliar famílias de dependentes químicos

Capacitação promovida pelo Instituto Independa acontece entre os dias 12 e 14, em Mogi Mirim 
O secretário de Desenvolvimento Social de Capivari, Cristian Fernandes, é um mais de 30 palestrantes do Condeq e vai falar sobre como evitar a recaída (Foto: Laila Braghero)
O secretário de Desenvolvimento Social de Capivari, Cristian Fernandes, é um dos idealizadores do Instituto Independa (Foto: Arquivo/Laila Braghero)

CAPIVARI – O Instituto Independa vai realizar entre os dias 12 e 14 (sexta-feira a domingo), a “Capacitação em Aconselhamento e Intervenções Familiares em Dependência Química”. O curso vai ocorrer no auditório do Soltanieh, em Mogi Mirim (SP). Os interessados em participar devem pagar uma taxa de R$ 648 (ou 3x de R$ 240). No valor estão inclusos hospedagem, alimentação e estacionamento.

A formação é indicada a conselheiros, especialistas em Dependência Química, psicólogos, psicoterapeutas, terapeutas familiares, assistentes sociais, educadores, profissionais de Recursos Humanos (RH), coachs, programadores neurolinguísticos ou qualquer outra pessoa interessada no assunto. As inscrições devem ser feitas no site www.familiaedependencia.com.br.

O Instituto Independa é idealizado por Cristian Fernandes, secretário de Desenvolvimento Social de Capivari, e Letícia Rodrigues de Camargo, que trabalha no setor Administrativo e no Departamento Pessoal da Editora EME, na mesma cidade. Segundo eles, o curso é importante, entre outros motivos, porque o país é um dos maiores consumidores de drogas lícitas e ilícitas do mundo.

“O Instituto Independa é uma iniciativa de educação voltada, principalmente, à dependência química, que acredita que o conhecimento pode efetivamente transformar vidas”, explica Fernandes. Essa é apenas uma das capacitações oferecidas pela entidade. “Tivemos o Condeq (congresso online), em novembro do ano passado, e faremos vários outros cursos ao longo desse ano nessa mesma área.”

Ainda de acordo com o secretário, “a segunda maior dificuldade na recuperação de um adicto é o comportamento equivocado da família”, uma vez que o impacto sofrido “é similar ao vivenciado por familiares de doentes terminais”. Por isso, a formação visa preparar os participantes, para que eles tenham mais segurança e confiança durante abordagens com codependentes.

O assunto será abordado pelos especialistas Romina Miranda (jornalista, escritora e terapeuta de famílias), padre Haroldo Rahm (fundador do Instituto Padre Haroldo) e Paulo Campos Dias (psicoterapeuta), além de convidados. Mais informações podem ser obtidas no site acima citado, por e-mail: [email protected] ou pelos telefones: (19) 2146-1672 e 99153-3767 (WhatsApp, com Letícia).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?