NotíciasRafard

De volta a Rafard, ‘Emcena Brasil’ é destaque na programação de aniversário da cidade

06/03/2015 

De volta a Rafard, ‘Emcena Brasil’ é destaque na programação de aniversário da cidade

Teatro móvel concentrará apresentações nos dias 14 e 15, das 15h às 22h, em frente à Prefeitura; projeto tem apoio da Raízen e do governo municipal
EM BUSCA DO SEGREDO ESQUECIDO 2
O espetáculo infantil Em Busca do Segredo Esquecido, com os palhaços Lelé e Belinha, é opção de lazer e diversão para toda a família no domingo, 15 (Foto: Divulgação/Emcena Brasil)

RAFARD – A caravana do projeto “Emcena Brasil”, que retorna à cidade no próximo fim de semana, vai dar sequência ao calendário de eventos em comemoração aos 50 anos de Rafard. No sábado, 14, e no domingo, 15, um container com uma tenda adaptada será palco de diversas atrações culturais gratuitas na Avenida Dr. José Soares de Faria, Centro (em frente à Prefeitura). A programação começa sempre às 15h e vai até às 22h.

O teatro móvel é comandado pela Cia Abaréteatro, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAc ICMS) da Secretaria de Estado da Cultura – lei de incentivo fiscal – e conta com mais cinco companhias que trabalham em conjunto e viajam o país com apresentações de teatro, circo, música, oficinas, mamulengos (teatro de bonecos), contações de histórias, exposições itinerantes e sessões de curtas-metragens.

O gerente administrativo da Raízen, Luiz Lucatelli, que apoia o projeto em diversos municípios onde estão instaladas as unidades produtoras da usina, avaliou positivamente a primeira edição do “Emcena” em Rafard, que ocorreu em junho do ano passado. “Isso só reforça a parceria entre Raízen, município e comunidade. Poder estimular a cultura nessas cidades é um papel muito importante para nós”, afirma.

“Rafard foi uma das cidades em que tivemos grande receptividade. O povo aderiu maciçamente, fomos recebidos com muito carinho, sorrisos e aplausos calorosos”, conta Orlando Moreno, um dos fundadores do projeto. “A programação que estamos levando agora é toda especial. Estamos indo com espetáculos adultos, infantis, de circo. É uma grande programaçãopara comemorar o aniversário da cidade.”

No sábado, haverá contações de histórias seguidas do espetáculo infantil A Moça da Janela, com a Cia Animalenda, de São Paulo. Depois, o teatro popular nordestino Mamulengo da Folia vai dar continuidade à diversão. “E à noite a gente encerra com o espetáculo adulto Villa dus Bisurdo. Mas, antes, tem também o Cine Curta Brasil, que é uma sessão de curtas-metragens muito bacana”, adianta Moreno. E tem convidado local: os alunos das Oficinas de Cultura da Prefeitura – que também apoia o “Emcena” – farão apresentações de dança no teatro móvel.

No domingo, após mais contações de histórias, haverá oficinas e, logo após, o espetáculo infantil Em Busca do Segredo Esquecido, com os palhaços Lelé e Belinha, seguido da participação especial da Abaçaí Cultura e Arte, com danças e músicas folclóricas. “E o encerramento é com o Los Circo Los, um espetáculo de circo Versão Brasileira que já rodou o mundo inteiro, com dois dos maiores artistas circenses da atualidade, Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri. É uma verdadeira festa”, garante.

Em 2014, o primeiro dia do festival no município atraiu cerca de 1.300 pessoas em todas as atividades, segundo Orlando Moreno. Já no segundo dia, a Cia Abaréteatro registrou a presença de quase duas mil pessoas. “Tinha gente de outras cidades, também.” Há mais de cinco anos, o projeto percorre municípios de todo o país com infraestrutura moderna e capaz de acomodar até 400 pessoas em suas banquetas. “E se chover, fiquem tranquilos. A tenda tem 300 m². Portanto, ninguém se molha.”

Entre artistas e equipe técnica, mais de 30 profissionais estão diretamente envolvidos com a realização do “Emcena”, cujo objetivo “é fazer com que o Brasil encene sua própria cultura sem preconceitos e sem medo de ser feliz”, explica Moreno. “Quero convidar todos os moradores de Rafard para que venham assistir a um show de cultura e comemorar essa data com a gente. Quem for às 15h, dê um jeitinho de ficar até mais tarde, porque é uma atração atrás da outra. Uma melhor do que a outra.”

Primeiro dia do evento será encerrado com o espetáculo adulto Villa dus Bisurdo (Foto: Divulgação/Emcena Brasil)
Primeiro dia do evento será encerrado com o espetáculo adulto Villa dus Bisurdo (Foto: Divulgação/Emcena Brasil)

Transporte

A Prefeitura de Rafard informou que vai oferecer transporte gratuito, com horários pré-definidos, aos moradores da zona rural que quiserem assistir ao evento. No sábado, um ônibus vai sair dos sítios e fazendas às 14h, com retorno agendado para às 18h. Já no domingo, as saídas ocorrerão em dois horários: às 14h e às 18h, com retorno aos sítios e fazendas às 18h e às 22h.

Programação

Sábado (14)
15h – Contação de histórias – A RATINHA COR-DE-ROSA e Oficina de Desenho Livre – Cia Mão Livre
17h – Teatro para crianças – A MOÇA DA JANELA – Cia Animalenda
18h – Sessão de cinema – CINE CURTA BRASIL
19h – Apresentação da OFICINA DE BALLET
20h – Espetáculo de Mamulengo – A FESTA DA ROSINHA BOCA MOLE – Mamulengo da Folia
21h – Espetáculo para adultos – VILLA DUS BISURDO – Cia Abaréteatro

Domingo (15)
15h – Contação de histórias – O MOSQUITO FANIQUITO DO SIRICUTICO e Oficina de Dobraduras – Cia Mão Livre
17h – Teatro para crianças – EM BUSCA DO SEGREDO ESQUECIDO – Cia Abaréteatro
19h – Convidado local – Apresentação Abaçaí Cultura e Arte
20h – Espetáculo circense – VERSÃO BRASILEIRA – Los Circo Los

Desfile de Cavaleiros

O aniversário da Cidade Coração começa a ser comemorado neste domingo, 8, com o tradicional Desfile de Cavaleiros de Rafard. O evento é realizado pelo Rancho do Cowboy, com apoio da Prefeitura e de empresas locais, e deve reunir mais de 150 cavalos, segundo o organizador Luís Antonio Ferreira Brito, que também é vereador. Este ano, a festa contará ainda com a participação do cantor João Carlos.

Cavaleiros e comitivas rafardenses e de diversas cidades da região, como Mombuca, Rio das Pedras, Porto Feliz, Tietê e Cerquilho, sairão da Praça do Almoxarifado da Prefeitura às 9h30, e percorrerão várias ruas e avenidas até ao quiosque do Centro Esportivo Reinaldo Fontolan (Cepar). Haverá entrega de canecas e show, com esquema de segurança montado pelo governo municipal.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?