J.R. Guedes de Oliveira

Décio Valente – Figura ilustre da região

Escritor. Nasceu em Capivari, no dia 2 de agosto de 1912. Filho de Otacílio Valente e de Alzira de Souza Valente. Casou-se com Eunice Cavalcanti Valente, tendo o casal, duas filhas: Maria Eny e Adriana.

A sua casa era na esquina entre as ruas Saldanha Marinho e Fernando de Barros, onde funcionou, por longos anos, a Sociedade de Cultura Artística de Capivari.

Exerceu a função de adjunto de contador, no Banco do Estados de São Paulo.

Escritor, aforista, poeta, músico, compositor e pesquisador, colaborou com diversos jornais do interior de São Paulo, tendo sido também redator do Suplemente Literário do “Catanduva Jornal” e da “Folha do Povo”, de Catanduva.

décio-valente-figura-ilustre-da-região
Décio Valente, figura ilustre da região (Foto enviada pelo colunista)

Dotado de enorme capacidade literária, primou sua vida pelas letras e pelo seu acendrado amor por Capivari.
Publicou: Anedotas e contos humorísticos, 1955; Cenas humorísticas, 1955; Cantigas simples, 1963; Seleta filosófica, 1964; Pensamentos e reflexões, 1966; Vida e obra de Euclides da Cunha, 1966 (1º. Lugar em concurso literário); Coisas que acontecem…, 1969; Do medíocre ao ridículo, s/d; Ramalhete de trovas, 1977; Sabedoria Universal, 1977, 7ª edição; O plágio, 1986; Vera e Regina, romance, 1977; Pensamentos Discretos e Indiscretos, 1978. Utilizou-se em muitos dos seus escritos, com o nome de Dante Violece.

Faleceu em São Paulo, no dia 21 de julho de 2006.

Fontes: A filha, Adriana Valente Stout e o Organizador

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?