NotíciasRafard

Defesa Agropecuária realiza controle da raiva em herbívoros na zona rural

06/07/2015

Defesa Agropecuária realiza controle da raiva em herbívoros na zona rural

Principal medida consiste em aplicar a pasta vampiricida nas costas dos morcegos; ao se lamberem, animais ingerem o veneno e morrem
Controle de morcegos visa combater a raiva em rebanhos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Controle de morcegos visa combater a raiva em rebanhos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Rafard recebeu os funcionários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Região de Piracicaba entre os dias 22 e 26. Eles realizaram o trabalho de controle da raiva em herbívoros. Foram feitas visitas nas propriedades rurais, que estão sendo atacadas por morcegos hematófagos, e nos pontos estratégicos, com coletas de informações que serão utilizadas no controle dos animais.

Os hematófagos (animais que se alimentam de sangue) são transmissores da raiva, tanto em humanos quanto em rebanhos de bovinos, equinos, ovinos etc. O Departamento de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e com a Casa da Agricultura, solicita pedidos anuais à Defesa Agropecuária de Piracicaba, visando o controle dos morcegos hematófagos.

“Anualmente ocorrem reclamações constantes de agropecuaristas devido ao incômodo provocado pelos morcegos que atacam os rebanhos. A área rural é extensa e equivale a 85% de todo o município”, explica o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel. “É importante que os técnicos da Prefeitura atuem como parceiros da Defesa Agropecuária nas ações de controle da raiva.”

Segundo ele, os profissionais realizaram o seguinte procedimento em pontos específicos da zona rural: levantamento e cadastro das propriedades com coordenadas geográficas (GPS); capturas de morcegos hematófagos (Desmodusrotundus); e aplicação da pasta vampiricida, cujo método é voltado ao controle da população de morcegos (redução das colônias).

O técnico de apoio agropecuário, Ubirajara Elpídio de Moraes, explicou a escolha de determinados pontos para a realização do controle. “Nós nos concentramos em áreas em que há maior população de morcegos, como bueiros e embaixo de rodovias, onde se escondem no escuro e dentro de frestas”, conta. “Também efetuamos o controle em propriedades rurais, dando prioridade àquelas que já foram e vêm sendo atacadas nos últimos meses”, acrescenta.

Moraes disse que a medida oficial de controle consiste no uso da pasta vampiricida, que é feita à base de substâncias anticoagulantes. “Os morcegos são capturados e recebem a pasta nas costas. Depois são soltos e retornam ao habitat”, explica. “A pasta costuma se diluir aliada ao fato de os morcegos terem o hábito de se lamberem, promovendo a ingestão no grupo e ocasionando hemorragias.”

O técnico também ressaltou que a pasta pode ser aplicada nas mordeduras nos animais feridos e, caso algum morcego se aproxime novamente para sugar o sangue da vítima, ele lambe e também ingere o veneno.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?