GeralNotíciasRegião

Defesa Civil alerta para cuidados com as chuvas de verão

A estação do verão é a mais chuvosa do ano, quando são comuns pancadas de chuva entre a tarde e início da madrugada, com volumes elevados num curto espaço de tempo. A Prefeitura Municipal de Capivari por meio da Diretoria de Defesa Civil orienta a população quanto os sinais do tempo, tomando providências práticas com antecedência para evitar transtornos durante as chuvas intensas e até mesmo vendavais, enxurradas, tornados e trombas d’água que são registrados nessa época do ano. Confira as dicas:

Recomendações antes das chuvas: Fazer a limpeza dos telhados, desobstruir as calhas e “ladrões”, canalizar as águas do telhado e do terreno para os bueiros, manter limpos os ralos (esgotos, galerias, valas, etc), retirar entulhos dos quintais (becos e ruas), providenciar a poda ou corte de árvores com risco de queda, não jogar lixo ou entulho nas “bocas de lobo” (bueiro) da rua e margens de ribeirões, acondicionar o lixo em cestos elevados para evitar que o material seja carregado pela chuva e cause entupimento de tubulações, não obstruir a passagem da água pluvial de sua divisa com o vizinho, acompanhar com regularidade a previsão do tempo, ter um telefone de contato de um vizinho ou parente para caso de emergência e manter em um lugar acessível da casa um cartão com telefones úteis para emergências.

Durante as chuvas intensas: Ter sempre lanternas e pilhas em condições de uso, deixar o rádio ligado em estação local (pode ser útil à captação de mensagens de esclarecimentos ou alarme), aparelhos elétricos quando molhados (ou úmidos) tornam-se perigosos (é aconselhável desligar a energia) e Manter as portas e janelas da casa sempre bem fechadas ou trancadas, ainda que seja necessário o abandono, a fim de evitar a entrada de escombros e de animais peçonhentos.

Em caso de vendaval: Revisar a resistência da casa (principalmente o madeiramento de apoio do telhado), desligar os aparelhos elétricos e o gás, deslocar para o piso térreo todos os objetos que possam cair.

O que fazer para evitar o deslizamento das encostas? Não destruir a vegetação das encostas, aterros e corte nas encostas provocam a instabilidade do terreno, procurar sempre orientação dos técnicos da Defesa Civil, conduza a água usada até a vala mais próxima (valas obstruídas causam transbordamento, encharcando o solo e as encostas), não plantar bananeiras em morros e encostas (pois acumulam água no solo e provocam deslizamentos).

Se ocorrer: Estalos ou aumento das trincas em pedras; Rachaduras ou trincas no terreno; Árvores, postes e muros inclinados; Muros e paredes estufadas; Novas rachaduras ou trincas na casa.

Faça o seguinte: Comunique-se imediatamente com a Defesa Civil; Saia imediatamente de casa com toda família; Dirija-se a casa de amigos ou parentes e aguarde os técnicos da Defesa Civil.
Avise aos seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento, avise também, imediatamente, ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas de água, avise imediatamente a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?