Capivari

Defesa Civil do Estado alerta população

A Defesa Civil do Estado (CEDEC/SP) lança, neste sábado, 1º de dezembro, a Operação Verão 2012/2013 em todo o Estado, com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais. A ação, que se estende inicialmente até o dia 31 de março do próximo ano, reúne ações de diferentes órgãos dos governos estadual e municipais.
Para marcar o início da Operação será realizado, neste sábado, um exercício simulado de desocupação de área de risco no município de Santos, especificamente no Morro do Marapé, esta ação envolve a Defesa Civil Nacional, Estadual, Regional e Municipal. A população local será treinada para agir em caso de emergência. As previsões meteorológicas indicam que os próximos meses serão mais chuvosos que o mesmo período do ano passado, merecendo especial atenção de todos.
Durante o período da Operação Verão, são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), visando à otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis e à antecipação das situações de risco. Para tanto, a CEDEC promove a articulação entre as secretarias integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, os órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), equipes municipais de defesa civil e a própria comunidade.
Os PPDCs estão estruturados em quatro níveis (observação, atenção, alerta e alerta máximo), indicando, progressivamente, a possibilidade de ocorrências de escorregamento e inundação. Para cada um deles, são previstos procedimentos operacionais preventivos sendo que a análise integrada dos parâmetros (índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo) indica o nível de operação em que se encontra cada município.
Neste ano, foram reeditados os planos específicos para escorregamentos na Região Metropolitana de São Paulo e em Jundiaí. Ao todo, são nove PPDCs, abrangendo os 129 municípios mais vulneráveis do Estado, com vistas a escorregamentos e inundações: dois específicos para inundações e sete para escorregamentos. Além destes municípios todos os demais serão monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual. Cursos de capacitação e treinamento de agentes de defesa civil foram realizados ao longo de todo o ano pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com agentes de todas as regiões administrativas do Estado, dando ênfase para a necessidade dos municípios elaborarem seus planos de contingência, para sistematizar ações, prevenir e minimizar as consequências típicas do período de chuvas que se aproxima.
A CEDEC/SP orienta a todos os prefeitos eleitos que não desestruturem suas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, em razão de questões políticas, pois os atuais agentes foram capacitados ao longo do ano para enfrentar o período mais crítico que se aproxima, em razão da maior incidência de chuvas, não podendo a população ser prejudicada.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?