NotíciasRafard

Defesa Civil e Instituto de Pesquisas Tecnológicas estudam áreas com risco de alagamento

22/06/2015

Defesa Civil e Instituto de Pesquisas Tecnológicas estudam áreas com risco de alagamento

Mapeamento das áreas de risco de alagamento vem sendo feito em todo o estado por meio de um convênio entre a Casa Militar e o IPT
Reunião destacou os locais que necessitam de mais atenção no município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Reunião destacou os locais que necessitam de mais atenção no
município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – O prefeito César Moreira (PMDB) recebeu em seu gabinete na última quarta-feira, 17, os geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Eduardo Soares de Macedo e Priscila Taminato Hirata para abordar a problemática das áreas de risco de alagamento. O coordenador da Defesa Civil, Márcio Jacob Hessel, também participou da reunião e falou sobre os locais que, segundo ele, necessitam de uma atenção maior em Rafard.

O mapeamento das áreas de risco de alagamento vem sendo feito em todo o estado por meio de um convênio entre a Casa Militar e o IPT. De acordo com Jacob, a Defesa Civil estadual tem participado ativamente, sendo fundamental no levantamento das informações sobre as condições das cidades. Segundo Moreira, a visita sanou algumas questões e apontou possibilidades interessantes.

Entre elas, o prefeito destacou a “obtenção de recursos para reconstrução de pontes, extração de cascalho e manutenções de estradas rurais em regimes emergenciais”. Após a reunião, Jacob levou os geólogos até o bairro Bate Pau, cujos dados apontam 60 a 100 moradias em área de risco. O trabalho de análise foi explicado pelo coordenador da Defesa Civil.

“Os dados coletados serão analisados para fundamentar o relatório técnico que irá conter informações, como descrição da área avaliada, delimitação dos setores de risco identificados, quantidade de imóveis em risco, quantidade de pessoas em risco, tipologia do processo (deslizamento, inundação e solapamento de margem) e sugestões de intervenções para minimizar ou eliminar os riscos identificados.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?