CapivariDestaques

Defesa Civil monitora nível do Rio Capivari no período chuvoso

Em último comunicado, divulgado na manhã desta quinta-feira (10), a Prefeitura de Capivari informou que o nível do Rio Capivari marcou na régua 98 centímetros. O transbordo do rio pode acontecer ao atingir 2 metros na régua de aferição.

Durante os meses da “Operação Chuvas de Verão 2020/2021”, de 1 de dezembro de 2020 até 31 de março de 2021, há riscos de temporais durante as tardes.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil orienta os moradores a entrarem em contato pelos números 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil também fica disponível para orientações e procedimentos em caso de alagamentos e o telefone para contato é 153 e (19) 3491-1311. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.

Conflito

Na quarta-feira (9), quando o nível do rio marcava 1,16m, a Defesa Civil de Capivari informou que, em caráter preventivo e em conformidade com o Plano de Contingência Operacional de Enchentes e Inundações (P.C.O),  solicitou à empresa Raízen, ainda na segunda-feira (7), a abertura das comportas da Barragem Leopoldina, mas não teve a solicitação atendida ou um parecer oficial.

“A solicitação de abertura das comportas visa a preservação do bem maior, que é o de proteger vidas”, disse a nota da Defesa Civil.

Procurada pela reportagem do jornal O Semanário, a assessoria da Raízen alegou que a pedido da Defesa Civil de Capivari, uma das comportas foi aberta na noite de terça-feira (8).

“Desde então, vem monitorando junto com o órgão as condições meteorológicas, assim como o nível da barragem. A empresa informa que monitora diariamente essa questão e está em contato constante com a Defesa Civil, assim como a Prefeitura e comunidades locais”, rebate.

Segundo a assessoria, a empresa tem a segurança como um valor fundamental e preza por ela em todas as suas atividades, assim como desenvolve constantemente treinamentos junto aos seus especialistas para o desenvolvimento de ações contínuas voltadas à prevenção e segurança dos funcionários e das comunidades do entorno, bem como do meio ambiente.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?