CapivariNotícias

Defesa Civil Municipal recebe pluviômetro

15/12/2014

Defesa Civil Municipal recebe pluviômetro

Equipamento que mede o volume da chuva permitirá que moradores sejam alertados com antecedência sobre o risco de enchentes
Equipamento instalado em Capivari é movido à energia solar (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Movido a energia solar, pluviômetro gera dados sobre o volume das chuvas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – A Defesa Civil conta com um novo aliado para o trabalho preventivo de desastres: um pluviômetro eletrônico. O equipamento foi cedido e instalado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na quarta-feira, 3, na sede do órgão.

O diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Souza, explica que os dados fornecidos pelo pluviômetro – que mede o volume das chuvas em milímetros lineares – permitirão que a Defesa Civil possa alertar com antecedência os moradores sobre o risco de enchentes.

O equipamento é movido à energia solar. As informações meteorológicas, automaticamente atualizadas de hora em hora, são consultadas via internet, por meio do site do Cemaden, e ajudarão na tomada de decisões da Defesa Civil, segundo Souza. “Teremos antecedência no trabalho de prevenção de transtornos causados por fortes chuvas. Poderemos agir de forma imediata, inclusive com a remoção das famílias residentes nas áreas consideradas de risco.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?