NotíciasRegião

Defesa Civil Nacional inicia simulados de prevenção para o período das chuvas

Agir preventivamente antes da estação das chuvas. Com esse objetivo, o Ministério da Integração Nacional deu início às ações de preparação de agentes da defesa civil de todo o país. Além da capacitação técnica, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) promove simulações de desastres naturais para preparar a população sobre como se comportar em situações emergenciais, como enchentes e deslizamentos.

As ações de preparação para o período das chuvas começaram na última semana, com o curso de Formação de Instrutores em Proteção e Defesa Civil, que capacitou 30 técnicos e gestores de todo o país. Esses profissionais, agora, vão atuar como multiplicadores nas oficinas de capacitação de agentes e nos simulados que a Sedec vai realizar nos estados, a partir da próxima semana.

Os primeiros estados a receber o treinamento serão Pernambuco e Paraíba. As oficinas começam no dia 19//3, nas capitais Recife e João Pessoa. No dia 23, o treinamento será concluído com a simulação de uma situação de desastre natural, em comunidades localizadas em áreas de risco. O objetivo é criar um ambiente bem próximo ao real para que população saiba como se proteger.

Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, agir preventivamente é fundamental, tendo em vista que o ciclo da estiagem está prestes a terminar. “Mesmo considerando que o Nordeste ainda está enfrentando uma situação de seca, o período de chuvas já se aproxima no mês de maio. Estamos agindo agora porque sabemos que a precipitação pluviométrica pode trazer algumas dificuldades para as populações do Nordeste”, explica.

A ideia central dos simulados está baseada na cultura de prevenção. De acordo com o secretário, colocar em prática esse modelo é um dos desafios que o Ministério da Integração Nacional tem enfrentando com afinco. “Nós estamos adotando no Brasil uma cultura que não se tinha antes e que a gente sabe com muita clareza e segurança que dá resultado”, afirma Humberto Viana.

Até o final do mês de abril todos os estados do Nordeste receberão os treinamentos. Nos próximos meses, os simulados seguem para as demais regiões. A meta da Defesa Civil Nacional é zerar o número de óbitos em todo o país e minimizar possíveis impactos econômicos e sociais em decorrência de desastres.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?