DestaquesNotíciasRafard

Dengue: após dias chuvosos, Saúde alerta para cuidados

Dengue: após dias chuvosos, Saúde alerta para cuidados
.

Até o momento, 49 casos da doença já foram confirmados e outros 16 estão sob suspeita em Rafard; uma morte também já foi registrada

Depois dos dias chuvosos na região, a Diretoria de Saúde de Rafard emitiu um alerta para toda a população, referente aos riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika.

O ideal nesse período é que se faça um checklist nas residências pelo menos uma vez por semana.

Com a água parada das chuvas, o ciclo de reprodução do ovo à forma adulta pode levar de cinco a dez dias.

Por isso é fundamental vistoriar todos os pontos de possível proliferação. O recomendado é que o líquido seja jogado fora e o objeto lavado com sabão.

No caso do lixo doméstico, este precisa ser bem acondicionado e despejado para a coleta feita pelo caminhão.

No jardim, é preciso verificar se não há baldes com a boca para cima e pratinhos embaixo dos vasos de plantas.

Também é importante checar a caixa d’água, pois se ela estiver com alguma abertura, permite a entrada do mosquito. Ela deve ser consertada e receber a tela de proteção.

Segundo dados atualizados pela prefeitura, até o momento, 49 casos de Dengue foram confirmados e outros 16 estão sob suspeita.

Neste ano, Rafard também registrou a primeira morte suspeita da doença.

Confira as dicas de como ajudar no combate ao mosquito:

Quintal

A caixa d’água deve estar vedada; as calhas devem estar limpas; não deixe a céu aberto: baldes, pneus ou qualquer outro vasilhame ou objeto que possa acumular água; encha os vasos de flores com areia, impedindo acúmulo de água; deixe as garrafas de cabeça para baixo; trate a piscina antes de viajar e, se puder, a tampe.

Interior da casa

Ralos devem estar telados ou tampados; deixe limpas e protegidas da chuva, as vasilhas de água e comida dos animais de estimação; verifique e deixe limpas as bandejas externas do ar condicionando e da geladeira.

A Prefeitura de Rafard reforça que o combate à dengue não é apenas um compromisso da gestão pública, mas sim um dever de toda a população.

“Cada um é responsável pelo seu quintal. Unidos somos mais fortes!”, convoca a diretora de Saúde, Veruscka Correa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?