Região

Denis Andia, o prefeito que transformou Santa Bárbara d’Oeste em oito anos

Andia foi o único prefeito reeleito em toda a história da cidade, elegeu seu vice para sucessão; seu governo apresentou uma obra a cada quinze dias no município

Santa Bárbara d’Oeste, município com 200.000 habitantes, desponta hoje com os melhores índices de qualidade de vida. Os dados são da pesquisa da Revista IstoÉ, divulgada em 29 de junho, que aponta a cidade barbarense como a melhor do Brasil, entre todas as de médio porte.

O protagonismo que Santa Bárbara d’Oeste vive atualmente se dá graças a uma ampla transformação iniciada em 2013 por Denis Andia. Eleito prefeito, Denis capitaneou um grupo de trabalho que persistiu arduamente para que Santa Bárbara pudesse viver hoje o seu melhor momento da história.

Com significativas quebras de tabu e mais de 250 grandes obras (uma a cada 15 dias de governo), Denis Andia foi o primeiro prefeito reeleito da história de Santa Bárbara e conseguiu emplacar o sucessor, seu então vice-prefeito, Rafael Piovezan.

Os dois mandatos de Denis Andia em Santa Bárbara d’Oeste foram marcados por grandes obras e quebras de tabus. Moradias populares, erradicação de todas as favelas da cidade, nova rodoviária e um novo e moderno sistema de transporte urbano. O município também é o número no ranking da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Nos últimos anos, a cidade saiu de 50% para 100% de esgoto tratado e ampliou a reservação e a distribuição de água para patamares de excelência nacional. Parcerias com Unicamp, USP e Unesp fizeram a qualidade do ensino disparar, colocando as escolas municipais barbarenses entre as melhores do Brasil.

Com a triplicação das creches, hoje Santa Bárbara é uma das poucas que não têm fila por vagas. Na saúde, duplicou-se o número de unidades de saúde, de médicos e leitos de UTI, quadruplicou-se os pediatras, além de novos serviços e equipamentos de alta tecnologia foram ofertados para servir melhor as famílias. Entre 2018 e 2020, o sistema de saúde municipal de Santa Bárbara d’Oeste passou por um processo de avaliação e recebeu a Certificação de Qualidade 9001, algo muito raro na saúde pública de um município.

Denis Andia foi prefeito oito anos e hoje é pré-candidato a deputado federal pelo MDB (Divulgação)
Denis Andia foi prefeito oito anos e hoje é pré-candidato a deputado federal pelo MDB (Divulgação)

“O que fizemos em Santa Bárbara d’Oeste foi trabalhar pensando única e exclusivamente na cidade que os barbarenses desejam. Unimos ideias e o bem querer de todos. Assim, conseguimos inovar, implantar uma gestão moderna e transformar a nossa cidade. Uma nova forma de fazer política e de gerir o município. Hoje o cidadão barbarense tem muito orgulho da cidade onde vive, basta perguntar a qualquer pessoa daqui. Tive a honra e a responsabilidade de ser o primeiro prefeito reeleito da cidade. Hoje damos continuidade ao trabalho com a atual gestão do prefeito Rafael, que foi o meu vice-prefeito e quem apoiei nas eleições de 2020. Acredito que somos um bom exemplo de que podemos ter cidades e um país ainda melhor”, comentou o ex-prefeito Denis Andia.

Para quem é de fora, ao chegar em Santa Bárbara d’Oeste o sentimento é de estar em uma cidade organizada, pronta para o futuro e em franco desenvolvimento – sem perder o clima do interior. Uma somatória de transformações aliadas a novas ruas, avenidas e eixos de desenvolvimento econômico que permitiram que a taxa de desemprego do município hoje seja de apenas 0,72% – quando a média nacional e regional está entre 10% e 12%.

Esta é a transformação de Santa Bárbara nos últimos anos. Um exemplo de política e gestão pública para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Hoje, o ex-prefeito Denis Andia é pré-candidato a deputado federal pelo MDB.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?