CapivariNotíciasRafardRegião

Depois de cinco anos na luta contra o câncer, morre bispo de Piracicaba

Bispo Dom Eduardo Koaik lutava contra o câncer há cinco anos (Foto: Rosiley Lourenço)

Dom Eduardo Koaik estava internado há uma semana no Hospital Unimed.
Velório aconteceu na Catedral de Santo Antônio e enterro é hoje, às 13h.

Com informações do G1 Piracicaba e Região

O bispo emérito de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik, morreu no sábado (25) às 5h, aos 86 anos. Ele teve falência múltipla dos órgãos em decorrência do câncer, contra o qual lutava há cinco anos. Koaik estava internado no Hospital Unimed e o diagnóstico divulgado pela Diocese é que ele sofria de neoplasia no couro cabeludo e metaplasia, de pulmão e hepática.
O corpo do bispo foi velado desde sábado na Catedral de Santo Antônio e será enterrado hoje (27) às 13h, na cripta da catedral, onde haverá uma missa de corpo presente, presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason.
As sete regiões pastorais da Diocese – em Capivari (SP), São Pedro (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP) e outras três em Piracicaba – vão realizar missas em homenagem ao bispo durante o final de semana.

Trajetória do bispo
Koaik era amazonense de Manaus e foi ordenado bispo em 1974 no Rio de Janeiro. Ele estava em Piracicaba desde 1979 e desde 2002 era bispo emérito da Diocese. Na área social, Dom Eduardo foi responsável por implantar em Piracicaba a Pastoral da Criança (em 1987); o Serviço de Apoio ao Menor (hoje Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa), que atende menores infratores desde 1981; o banco de remédios para necessitados (implantado em 1981); o Bazar da Fraternidade, que oferece roupas novas e usadas a preços simbólicos; a construção de 112 casas em mutirão; uma comunidade terapêutica para dependentes químicos em 1987 e a Pastoral do Serviço da Caridade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?