CapivariNotícias

Detran.SP inaugura nova unidade em Capivari

26/08/2016

Detran.SP inaugura nova unidade em Capivari

Novo espaço dispõe de infraestrutura moderna, condições de acessibilidade, prova teórica eletrônica, entre outros benefícios
Últimos reparos antes da inauguração foram realizados na quinta-feira (Foto: Fabiana Lourenço/O Semanário)
Últimos reparos antes da inauguração foram realizados na quinta-feira (Foto: Fabiana Lourenço/O Semanário)

CAPIVARI | A partir desta sexta- -feira, 26, Capivari passa a contar com uma nova unidade de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Localizado na rua da Abolição, 490, no bairro Santa Terezinha, o novo posto tem padrão de atendimento inspirado no Poupatempo, com infraestrutura moderna, novos equipamentos e mobiliário, comunicação visual facilitadora, funcionários treinados nos serviços de trânsito, condições de acessibilidade, pagamento de taxas com cartão de débito, entre outros benefícios.
Entre as melhorias, a prova teórica eletrônica para os candidatos à primeira habilitação. Os exames teóricos serão realizados em computadores – sem uso de papel e caneta -, com a divulgação do resultado na hora. Por meio do portal www.detran.sp.gov.br ou pelo aplicativo para celulares e tablets, disponível para Android e iOS, o candidato pode treinar para a prova teórica com um simulado que contém perguntas reais do banco de questões utilizado para o exame.
A unidade continuará funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e a oferecer todos os serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos, incluindo o emplacamento. A antiga Ciretran, situada na rua Lino Dorelli, s/n, Centro, foi desativada na quinta-feira, 25. Atualmente, 163 unidades do Detran.SP funcionam sob novo padrão em todo o Estado, todas com mais de 90% de aprovação.

Alerta
Quem usa e-mail diariamente sabe: todos os dias, dezenas de mensagens de remetentes desconhecidos são disparadas a fim de infectar computadores e roubar dados dos usuários. Atualmente, algumas dessas mensagens vêm sendo disparadas de forma fraudulenta em nome dos departamentos de trânsito.
Por isso, o Detran.SP alerta para mensagens falsas que circulam na internet e contêm informações erradas sobre multas, suspensão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e leilão de veículos, confundindo os cidadãos.
Um dos textos começa assim: “Caro Cidadão, consta em nosso SIER (Sistema Integrado de Estradas e Rodagens) um débito em aberto referente a uma resposta de multa lançada no dia…”. Em resumo, a mensagem afirma que está sendo enviada uma notificação online de multa em razão de não recebimento da carta via Correios. O e-mail faz confusão com os órgãos autuadores, pois afirma que a multa é do DER, órgão rodoviário, mas é assinado supostamente pelo Departamento Estadual de Trânsito. Ou seja, é tudo mentira!
O conteúdo induz o destinatário a clicar em links (na cor azul) que indicariam, supostamente, as infrações cometidas, com os respectivos valores das multas. Como na maioria das mensagens falsas que circulam na internet (chamadas de SPAM ou lixo eletrônico), os links geralmente contêm vírus que podem danificar computadores, tablets ou smartphones. Além disso, os vírus eletrônicos podem copiar dados pessoais, como endereço, número de documentos e senhas de acesso a sites, inclusive de bancos. Por isso, ao receber e-mails suspeitos, os cidadãos não devem abrir arquivos anexados ou clicar em links.
Outra mensagem falsa enviada para os correios eletrônicos fala sobre suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com o assunto “Notificação Detran”, o texto informa que o cidadão teria atingido 21 pontos na habilitação e precisa entregar sua CNH ao Detran até uma data especificada no e-mail.
Também se trata de uma fraude, pois antes de ter sua habilitação suspensa, o condutor é notificado da abertura do processo de suspensão do direito de dirigir e pode se defender contra a aplicação da penalidade, conforme prevê a legislação federal de trânsito.
Um terceiro e-mail que circula na rede se refere a uma notificação que leva o veículo do cidadão a leilão, supostamente realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Detran após cinco dias do recebimento da mensagem.
Um boleto anexado ao e-mail traz a suposta dívida que deve ser quitada para que o veículo não seja leiloado. Também se trata de um link duvidoso, que pode conter vírus, e não deve ser aberto. Esse e-mail é assinado pelo Denatran, órgão máximo executivo de trânsito do país, que nem realiza leilão de veículos.
O Detran.SP só envia e-mails para responder as manifestações enviadas pelos cidadãos aos seus canais oficiais de atendimento: Disque Detran.SP, Fale com o Detran.SP e Ouvidoria.
Casos suspeitos de fraudes via internet devem ser denunciados à Secretaria Estadual de Segurança Pública (no link http://www.ssp.sp.gov.br/SERVICOS/denuncias/ ou pelo Disque Denúncia: 181).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?