Geral

Dia da Bíblia, a palavra de Deus

Alexandre Teles

É com muita alegria que estou escrevendo este artigo sobre a Bíblia, a Santa Palavra de Deus. Onde se celebra no segundo domingo de dezembro, o dia da Bíblia. Este é um dia muito especial, e foi criado para que houvesse intercessão em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, esta data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. (Sociedade Bíblica do Brasil).

Este Livro que foi escrito por homens santos de Deus, inspirado pelo Espírito Santo, infelizmente rejeitado por muitas pessoas, é o livro mais vendido do mundo, porém, o menos lido. Sendo que o próprio Deus exalta a Sua Palavra. Através dos séculos a Bíblia tem sido preservada. Os homens tentaram destruí-La e proibir sua leitura, todavia nem o fogo, nem a água, nem a crítica, nem o tempo, tiveram jamais o poder de exterminá-La. E Ela tem libertado o ser humano da falsa religiosidade e enganos por todos esses séculos.

Este Livro nos ensina que Deus criou todas as coisas. Este universo vastíssimo, insondável, veio a existir porque Deus criou pela palavra do seu poder. O universo não é fruto do acaso. Não é produto de uma explosão, nem veio de uma geração espontânea.

As teses evolucionistas são teorias desconexas, inconsistentes, incoerentes e sem a veracidade das provas. São suposições que agridem a razão e falseiam a verdade. São teorias que estão apoiadas em colunas podres. Precisaríamos muito mais fé para crer na evolução do que no criacionismo. Seria muito mais fácil acreditar que um bilhão de letras jogadas para cima caíssem na forma de uma enciclopédia, do que crer que uma explosão deu origem a este universo com leis tão perfeitas e com movimentos tão harmônicos.

Este Livro também nos ensina que ao criar o homem, Deus o colocou no jardim do Éden, com os animais, florestas, tudo à sua disposição. E Deus estava sempre em comunhão com ele. Mas o homem pecou, perdendo assim essa comunhão com Deus, e trazendo sobre a humanidade a maldição do pecado. O apóstolo Paulo escreveu que o pecado entrou no mundo por um homem, por isso que todos pecaram. Não há um justo, nem um sequer. Todo ser humano está debaixo dessa maldição. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Então Deus para resolver com esse gravíssimo problema, enviou Seu Único Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para morrer pelos nossos pecados. Ele veio como nosso substituto, como nosso redentor. Ele que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas aniquilou-Se a si mesmo, se fazendo servo, e achado na forma de homem humilhou-Se a si mesmo para morrer morte, e morte de cruz. Pelo que Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um nome que está acima de todo e qualquer nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus Pai.

A Bíblia toda é um alerta ao pecado. Ao morrer naquela cruz, Jesus foi moído, traspassado por causa de nossos pecados. Ele que é Santo desde toda eternidade, se fez pecado por nós, para que ao confiarmos Nele pudéssemos ser justificados pela sua graça, pela redenção que há em Seu sangue.

Talvez você possua uma Bíblia em sua casa. Talvez esteja sempre aberta no livro de Salmos 91? Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará! Mas lembre-se, a Bíblia não é um “amuleto”, ou um enfeite, Ela deve ser lida, meditada e praticada.

Jesus disse em João 5.39: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são Elas que de mim testificam. Cada livro do Antigo Testamento testificava sobre Jesus. Em Gênesis vai dizer que ele é a semente da mulher; em Êxodo nossa Páscoa; em Levítico, Nosso sacrifício perfeito; em Números a serpente que foi levantada no deserto para que aquele que olhasse para ela fosse salvo. Tudo é falado sobre Jesus. Ele é o tema central da Bíblia.

Você precisa reconhecer que sem ele você está perdido. Ele é a sua única esperança. Em Atos 4.12 diz: Em nenhum outro nome há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Caro leitor, você não pode salvar-se a si mesmo através de suas obras de caridade, através de sua justiça. Aliás, a Bíblia nos ensina que toda justiça nossa não passa de trapo de imundícia. Você precisa confiar na justiça de Cristo.

Como um amigo meu disse, hoje eu posso dizer: Do mesmo modo, que a Palavra de Deus me libertou, Ela pode te libertar. Em João 15.3 diz: Vós estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado. Certa feita Jesus estava pregando e algumas pessoas não gostaram do que Ele estava dizendo e começaram a se retirar, e Jesus disse aos doze discípulos: quereis vós retirar-vos também? E Pedro respondeu: Para quem iremos nós? Tu tens as Palavras de vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus. João 6.68

A Palavra nos prepara para nos apresentarmos como uma virgem, a um marido, a saber, a Cristo. Assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, devemos ter cuidado para não sermos de alguma sorte corrompidos os nossos sentidos, e se apartar da simplicidade que há em Cristo. 2Coríntios 11. 2,3. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2Timóteo 3. 16,17

Da mesma maneira que precisamos do alimento, para satisfazer o nosso corpo, precisamos da Palavra de Deus para nos alimentar espiritualmente. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus.” Deuteronômio. 8.3.

Quando Jesus foi tentado por satanás, Ele usou a Palavra de Deus. Assim é com a gente, quando conhecemos e praticamos a Palavra de Deus, nós vencemos qualquer desafio, qualquer tribulação. Em João 15.7 diz: Se vós estiverdes em mim, e as minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes em meu nome, e vos será feito.

Por isso não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito. Josué 1.8. Leia a Bíblia, e pratique-a, porque é pela Palavra de Deus e pela oração é que você será santificado. E é pela Palavra que não será enganado pelas filosofias e tradições humanas, segundo os rudimentos do mundo.

Entenda! Quem lê a Bíblia vive menos…… Menos enganado, menos deprimido, menos inseguro, menos triste.
Que Deus, em Cristo Jesus te abençoe!

Alexandre Teles, serve ao Senhor Jesus Cristo na Igreja do Evangelho Quadrangular Catedral do Amor em Rio das Pedras.
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?