Capivari

Dia Mundial do Autismo é celebrado com caminhada em Capivari

02/04/2018

Dia Mundial do Autismo é celebrado com caminhada em Capivari

CAPIVARI | A 1ª Caminhada da Conscientização do Dia Mundial do Autismo em Capivari será realizada na próxima segunda-feira, 2, às 19h, com saída marcada na Praça Central. A ação será promovida pelo grupo de mães dos autistas e conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O autismo atinge quatro vezes mais meninos do que meninas, sendo, portanto, a cor azul que o representa. Por não apresentar características físicas, as crianças acabam passando por preconceito, por isso é importante sempre conversar com os responsáveis antes de qualquer pré-julgamento. Elas encontram formas de extravasarem seus sentimentos, por meio de estereotipias (pular, girar, andar de um lado para o outro, bater palmas etc.).

É importante frisar que, apesar de muitas pesquisas, ainda não se sabe ao certo qual a causa do autismo, mas sendo tratados com respeito e dedicação, os autistas podem surpreender e superar as expectativas.

“Chegou a hora de fazermos a diferença aqui e mostrar a força que temos, chegou a hora de mostrar como nossas crianças são amadas”, convida uma das mães que organizam a caminhada.

Segundo o grupo de mães, o quebra cabeça representa a complexidade dessa síndrome. “Você jamais vai encontrar um autista igual ao outro, com as mesmas reações e características. Apesar de muitas pesquisas, ainda não sabemos qual é a causa do autismo, mas sabemos que com muito amor, respeito e dedicação, eles nos surpreendem e superam as expectativas sempre”, explica.

Tramitação

O vereador Mateus Scarso propôs o Projeto de Lei n.º 003/2018, na 8ª Sessão Ordinária, na noite de segunda-feira, 26, no Palácio 10 de Julho. Trata-se da inclusão do dia 2 de abril, como Dia de Conscientização do Autismo, ao Calendário de Eventos do município. Em todo o mundo a data tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Scarso explica que espera que sua propositura seja aprovada nas comissões e siga para a votação na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária. “Apresento o projeto de lei hoje e peço à Comissão de Justiça e Redação que dê parecer favorável para que se inclua na próxima sessão, na Ordem do Dia, justamente no dia 2 de abril, que é o Dia de Conscientização do Autismo”, disse.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007. No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem em várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele.

Sobre o projeto de lei, o vereador comenta: “Eu idealizei esse projeto de lei, onde estaremos colocando no calendário de eventos o Dia de Conscientização do Autismo, para que todo ano haja trabalhos de conscientização, pois sabemos que o autismo é de difícil diagnóstico, e se acontecer precocemente permite melhor qualidade de vida para a criança. Este é um projeto de lei de grande importância e espero aprovação das comissões para ir à Ordem do Dia da próxima semana, inclusive porque os pais estarão na Praça e em seguida virão à Sessão de Câmara para acompanhar a votação do projeto”, enfatiza.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?