Geral

Dica de filme: O Leitor

Por Nirlei Maria Oliveira*

O Leitor – livro do alemão Bernhard Schlink – é uma obra extremamente comovente, prazerosa e reflexiva sobre o poder da leitura na identidade de uma pessoa e as implicações do não saber ler. Tendo como subtexto a Alemanha pós-guerra e a culpa pelos horrores do Holocausto, o livro traz para o debate questões complexas sobre a natureza humana, o conflito de gerações, a Justiça na Alemanha, o dever moral de agir diante de uma injustiça e o direito à verdade.

O autor conduz uma rara sensibilidade e de forma instigante e envolvente um tema tantas vezes retratado, mas permeado por um belo romance entre um adolescente e uma mulher madura. Nos capítulos iniciais, o autor nos faz pensar que se trata apenas do relato de um adolescente apaixonado por uma mulher madura e da descoberta do amor e do sexo. Michael Berg, o adolescente, lê para sua amada, Hanna Schmitz, e juntos compartilham preferências de leituras, viagens e um cotidiano permeado pela vida escolar de Berg e o trabalho de Hanna. Michael e Hanna estabelecem um ritual de leitura dos grandes clássicos em seus encontros amorosos, mas tudo muda na vida dos personagens quando Hanna desaparece misteriosamente.

Anos mais tarde, Michael, um estagiário de Direito que participa de julgamentos em um Tribunal de guerra, encontra sua amada no banco dos réus, no julgamento de mulheres que foram guardas da SS em campos de concentração no final da Segunda Guerra Mundial e responsáveis por muitas mortes.

Apenas durante o julgamento é que Michael percebe que Hanna é analfabeta e que o ritual de leitura era muito mais do que uma relação ouvinte e leitor. Era a sua maneira de ter acesso ao conhecimento e aos clássicos da literatura.

Hanna assume ter redigido relatórios de guerra, omite a verdade sobre fatos e sobre a sua condição de analfabeta, aceita a pena de questionamentos.

Comove ver tanto no livro quanto no filme a dor e a vergonha que a personagem sente em relação a sua condição de analfabeta. Para Hanna é mais fácil assumir os vários crimes do que revelar a verdade que poderia minimizar sua pena, preferindo a condenação a mostrar seu maior crime: não saber ler.

Enfim, recomenda-se o livro publicado pela Editora Record e disponível em livrarias e bibliotecas, bem como o filme que é maravilhoso e fiel à obra. O elenco conta com a atriz Kate Winslet vencedora do Oscar de Melhor Atriz, Ralph Fiennes e Bruno Ganz.

*Nirlei Maria Oliveira é bibliotecária do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?