CapivariMombucaRafardRegião

Dicas de segurança para evitar acidentes durante chuvas de Verão na região

02/02/2018

Dicas de segurança para evitar acidentes durante chuvas de Verão na região

Região tem grande incidência de raios nesta época do ano; CPFL orienta sobre cuidados (Foto: Ilustrativa/Reprodução)

REGIÃO | Consumidores e a população devem redobrar a atenção com a segurança no convívio com a rede elétrica durante o Verão, época do ano marcada por ventos e chuvas fortes e descargas atmosféricas. Tradicionalmente, esse período é caracterizado pela queda de um grande número de árvores e outros objetos, aumento o risco de acidentes.

A queda de árvores e outros objetos na rede, por exemplo, podem levar ao rompimento dos cabos de energia e a destruição de postes, provocando grandes danos na rede elétrica. Além de causar o desabastecimento de energia, a fiação solta pode ocasionar acidentes graves. A CPFL Paulista, responsável pela distribuição de energia na região, recomenda que, em caso de identificação de algum cabo rompido ou caído no chão, é essencial que o serviço emergencial da distribuidora seja acionado pelos canais de atendimento da companhia.

Em situações de fios caídos no chão, os consumidores devem ficar o mais longe possível do local. Além de entrar em contato com a distribuidora local, é recomendável acionar o corpo de bombeiros para que estes isolem a área ou prestem os primeiros socorros, em caso de acidente com a população. A CPFL Paulista também recomenda que os moradores não utilizem nenhum objeto, como cabo de madeira ou haste metálica, para afastar o fio partido, dado o risco de choque elétrico.

“Durante tempestades e ventos fortes, os consumidores devem redobrar a sua atenção para evitar acidentes com a rede elétrica e a fiação elétrica interna de suas residências e estabelecimentos comerciais. O convívio adequado com a energia elétrica pode salvar vidas e evitar acidentes graves”, comenta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.

Durante a incidência de raios, recomenda-se ficar sempre longe de árvores e postes de luz – veículos são abrigos adequados, já que bloqueiam a eletricidade. Caso não haja cobertura por perto, é aconselhável agachar, colocar a cabeça entre as pernas e abraçar os joelhos e os pés em contato com o chão. Caso haja um grupo de pessoas, o ideal é manter uma distância segura de, pelo menos, 50 a 100 metros entre cada um.

Outra dica importante de segurança durante chuvas com descargas atmosféricas é não realizar nenhum tipo de obra em fachada externa. Além do risco de escorregar, os rolos de pintura com haste metálica podem ser atingidos por raios, causando acidentes. Empinar pipa, especialmente com linhas chilena e cerol, deve ser evitado nestas situações, por também conduzirem eletricidade e causarem acidentes.

Com a possibilidade de inundações por conta de chuvas fortes, a CPFL Energia recomenda que em caso de água elevada próxima à altura de tomadas, o ideal é que os disjuntores das residências sejam desligados para evitar que a corrente de energia atravesse a água. Se o cliente constatar que a água tenha chances de atingir a caixa do medidor, o recomendável é entrar em contato com a concessionária para que o fornecimento de energia na residência seja interrompido, por questões de segurança.

Durante picos de temporais, o ideal é não utilizar aparelhos elétricos e eletrodomésticos, incluindo telefones celulares. Recomenda-se evitar contatos com objetos que possuam estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras. O uso desses aparelhos é desaconselhável, principalmente, em locais com água, ou com as mãos ou pés molhados.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar