Capivari

Diferente, sucesso do Carnaval depende da participação popular

O carnaval de rua de Capivari, como tradicionalmente acontecia com o desfile das escolas de samba -“Vai Com Tudo e + 10” e “Turma do Brejo”-, não será realizado neste ano. O motivo para essa mudança é que houve pouco tempo para as escolas se prepararem, e também não aconteceu uma transição da antiga administração para a atual, dificultando assim a organização desse evento popular.
O secretário de cultura, Jehoval F. Dias Júnior, declarou que conta com a ajuda do município para que ocorra uma festa onde todos possam se divertir, referindo-se à programação diferenciada deste ano para os dias de folia. “Vamos precisar da participação da população para que haja Carnaval. É uma festa da população, que ela mostre toda a alegria, porque a inteiração é fundamental, que as pessoas sejam atuantes nele, pois a praça é do povo”.
Segundo representantes das agremiações, a indecisão política que afeta Capivari desde as últimas eleições prejudicou a preparação dos desfiles. Cada escola tem direito a R$ 33 mil de subvenção da Prefeitura, mas mesmo assim optaram por não desfilar pela falta de tempo. Para marcar presença no Carnaval 2013, as baterias da “Vai Com Tudo” e “Turma do Brejo” se apresentarão em duas noites na praça central.
Sem os desfiles, as atrações da festa do momo serão realizadas na praça central. “A ida para a avenida Pio XII foi um grande avanço e não queremos regredir, porém, sem a apresentação das escolas, não há necessidade de gastarmos com estrutura em dois locais. Queremos fazer uma festa bonita e, ao mesmo tempo, econômica”, enfatizou Jehoval.
O Carnaval 2013 terá a volta da banda “Só Não Vai Quem Já Morreu”, com desfile pela rua XV de Novembro – trajeto original – ao som da corporação musical Euclydes Colaneri. O evento contará ainda com o desfile do Corso Carnavalesco (carros antigos), concurso para Rei Momo, oficinas gratuitas de confecção de máscaras carnavalescas, início das gravações do “Doc Cultura” da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Ícone TV sobre o Batuque de Umbigada, matinê para as crianças na Casa da Cultura e Roda de Samba, além de muitas outras atrações que farão a alegria do Carnaval em Capivari.
Além de todo o planejamento específico para o evento que está sendo montado para a segurança, no intuito de amenizar os imprevistos desagradáveis, Jehoval reforçou que está dando enfoque principalmente para integrar as crianças em um ambiente saudável e deixá-las numa situação confortável, inclusive para toda a família, nesses dois dos seis dias de festa destinados à elas, com oficinas de criação de máscaras e matinês.
Para o prefeito interino, André Rocha (PSOL), a festa deste ano será uma inovação no município. “Estamos apresentando um novo modelo de festa para o município e estou certo de que a população vai gostar e participar. E assim, quem sabe, poderemos juntar essas novas atrações aos tradicionais desfiles das escolas de samba no ano que vem. Tenho certeza que será um ganho muito grande para o Carnaval capivariano”, finalizou André.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?