Região

Diocese enviou padres e seminaristas para experiência missionária na Amazônia

Um grupo formado por três padres, sete seminaristas e um leigo consagrado foi enviado pelo bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, para uma experiência missionária na Amazônia.

Eles chegaram a Tabatinga (AM), na fronteira com a Colômbia, no dia 5 de janeiro e permanecerão em missão evangelizadora no território amazônico até 1º de fevereiro.

Foto: Reprodução internet

Além da evangelização, a missão incluiu a realização de visitas e serviços às comunidades locais, formadas em grande parte por população indígena.

Desde os primeiros dias no local, os padres e seminaristas realizaram missas, batizados, unção de enfermos, visitas a idosos e crianças, entre outras atividades junto às pessoas da região.

“Essa visita missionária teve vários objetivos, como conhecer e estreitar os laços com a cultura do povo amazônico, formar uma consciência missionária nos seminaristas e padres e sobretudo vivenciar a fé com aqueles que vivem na miséria e na pobreza”, explicou o padre Danilo Rubia Soares, que é reitor e professor do Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição” e foi um dos integrantes do grupo missionário.

O envio dos sacerdotes e seminaristas ocorreu durante uma missa, em Piracicaba, no dia 29 de dezembro de 2021. A celebração foi presidida por Dom Devair na Paróquia Santa Catarina.

É possível conferir, nas redes sociais da Diocese de Piracicaba, o “Diário de uma missão”, com várias fotos e informações sobre as atividades missionárias que os padres e seminaristas realizaram na Amazônia.

CURSO – Neste ano de 2022, a Diocese de Piracicaba acolhe o Curso de Formação Missionária, da Escola de Missiologia da Sub-Região Pastoral Campinas. As inscrições podem ser feitas on-line (neste link: https://bit.ly/3JmCeIr) ou presencialmente, na Cúria Diocesana, que fica na Avenida Independência, 1.146, em Piracicaba (clique aqui e saiba mais).

O curso é uma iniciativa dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) da Sub-Região e conta com apoio de todos os bispos da Província Eclesiástica de Campinas, que inclui as dioceses de Piracicaba, Amparo, Bragança Paulista, Limeira e São Carlos, além da arquidiocese de Campinas.

As aulas serão presenciais, uma vez por mês, aos sábados, de 19 de fevereiro a 27 de novembro de 2022. O investimento é de R$ 30 mensais (valor que já inclui café da manhã e apostilas) e, ao final do curso, os participantes com 50% de frequência ou mais receberão certificado.

Igreja em Notícias

POSSES – Desde o final de janeiro até este domingo (13), foram concretizadas 16 transferências de padres nas paróquias da Diocese de Piracicaba. As missas para as posses canônicas dos novos párocos estão sendo presididas pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca. As mudanças ocorreram em igrejas de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Rio Claro, Capivari, Santa Gertrudes e Rafard.

PRÓXIMAS I – As próximas posses de novos párocos ocorrerão até domingo (20). Na quarta-feira (16), o padre Luiz Carlos Caroni assume a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio das Pedras. Em seguida, na quinta (17), será a vez do padre Santo Alves Macedo tomar posse na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Saltinho.

PRÓXIMAS II – O padre Donizetti da Silva (MSJ) tomará posse na Paróquia Sagrada Família, em Piracicaba, na próxima sexta-feira (18). No sábado (19), a Paróquia São José, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, recebe seu novo pároco, o padre Robson Luís Natis. Por fim, no domingo (20), o padre William Martins assume a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?