Região

Diocese inicia consulta on-line e inclui fiéis no processo de “escuta” para o Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em Roma

A fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que foi aberta oficialmente na Diocese de Piracicaba em 17 de outubro de 2021, com a Santa Missa presidida pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, entrou em um novo momento com a divulgação do subsídio e do questionário que irão orientar o processo de “escuta” do maior número possível de pessoas na região.

Nesta etapa da Igreja local do Sínodo, o objetivo é consultar todo o Povo de Deus residente nos 15 municípios da Diocese.

Por isso, o subsídio e o questionário foram enviados pelo Secretariado Diocesano de Pastoral a todas as paróquias, grupos, pastorais, movimentos e entidades que irão responder a uma espécie de “pesquisa”, cujas respostas irão embasar o documento que a Diocese enviará à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que conduzirá a próxima fase do processo sinodal.

Celebração na Catedral. Foto: Divulgação

O Sínodo dos Bispos foi convocado pelo Papa Francisco e está previsto para ocorrer em 2023. As contribuições das comunidades locais serão organizadas em documento a ser enviado para as etapas seguintes do processo sinodal: a fase nacional, a continental e, por fim, a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, em Roma.

Embora o subsídio e o questionário tenham sido enviados inicialmente para as paróquias e grupos ligados à Igreja, qualquer pessoa pode participar da fase de “escuta”, respondendo ao mesmo questionário de forma on-line, individualmente ou em grupo. Para responder às perguntas, basta acessar o formulário no site www.diocesedepiracicaba.org.br.

ATENÇÃO: é necessário certificar-se de ter chegado ao final do questionário e clicar no botão “Enviar” para que as respostas sejam recebidas pela equipe diocesana. O prazo limite para envio das respostas é 31 de maio de 2022.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?