Rafard

Diretora da Educação enfatiza a qualidade do ensino ofertado

Rejane Vasconcelos Marretto, Diretora de Educação do município de Rafard, exprimiu seu trabalho através de uma entrevista exclusiva para O Jornal O Semanário. Seguindo o trabalho que começou na administração anterior, Rejane pretende moldar o planejamento educacional do município conforme as necessidades dos alunos.
Salientando sobre a vida de Tarsila do Amaral e sua ligação com a “Cidade Coração”, a diretora de educação buscou evidenciar a Arte no ensino cotidiano, em todas as suas manifestações, como a pintura, o teatro, a literatura, entre outras representações, e acredita que ela, a Arte, contribui significativamente com a formação intelectual e pessoal de cada criança, moldando assim o seu caráter. Confira a entrevista:

Jornal O Semanário – Há quanto tempo possui envolvimento com a política ou mais precisamente no cargo que ocupa?
Rejane Vasconcelos Marretto – Recebi o convite para estar à frente da pasta da educação em dezembro de 2011, desde então estou ocupando este cargo.

O Semanário – O planejamento educacional para o município já está pronto ou ainda está sendo desenvolvido? Como ele é?
Rejane – O planejamento educacional é um processo contínuo, onde nós gestores, nos preocupamos com o ‘para onde ir’ e ‘quais as maneiras adequadas para chegar lá’, tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as necessidades do aluno. Atualmente a educação municipal de Rafard conta com um sistema apostilado que basicamente norteia parte do planejamento educacional, apontando propostas pedagógicas a serem seguidas. A outra parte deste planejamento é feita por nossa equipe de gestores. Nós o fazemos de acordo com a realidade de cada escola, da nossa cidade, implantando atividades que norteiam e completam o sistema adotado, baseando-se no projeto político pedagógico. Este planejamento já existe, mas não é algo fixo. Ele é construído diariamente. Não se trata de um modelo pronto. Ele muda conforme as necessidades do aluno, da escola, do município, da sociedade de forma geral.

O Semanário – Quais as dificuldades enfrentadas pelo município para oferecer à população um serviço educacional de qualidade e que também envolva a família?
Rejane – O município gasta mais de 25% de seu orçamento com educação. Nada mais justo, porque a Educação é a base para uma sociedade desenvolvida. No entanto, como estamos falando em Poder Público Municipal temos que seguir uma série de exigências em relação a estes investimentos, tanto para o orçamento já existente quanto para as verbas que trabalhamos para conquistar junto aos Governos Estadual e Federal. Desta forma, todos os dias vencemos burocracias em nossas obras, em nossos processos de ensino/aprendizagem e investimento em pessoal. Temos consciência de que essas exigências precisam existir para que haja mais transparência em todo o processo, no entanto não podemos negar que, por muitas vezes, a burocracia impede ações mais ágeis que beneficiariam diretamente nossos alunos e suas famílias.

O Semanário – Rafard carrega a imagem de “cidade coração”, e nela foi criada uma das maiores pintoras modernistas do Brasil. O trabalho dos professores também envolverá a arte (num todo) para a expansão do ensino e desenvolvimento não só do lado racional, mas também do lado subjetivo?
Rejane – Desvelando-se um pouco do significado da arte pode-se entender que ela é um importante elemento na vida das pessoas e, desse modo, é necessário que a escola atenda a esta demanda, pois é uma instituição corresponsável pela formação integral do aluno. A arte está presente na vida do homem, diariamente, nas suas mais variadas formas, inclusive na dança no qual são oferecidas as aulas nas escolas municipais com parceria da Diretoria de cultura, na música com aulas semanais na grade curricular, na pintura, na arquitetura, no teatro, entre outras representações. Assim, de alguma forma, a arte se faz presente no cotidiano, mesmo que não se perceba. E nós acreditamos que a arte contribui significativamente com a formação intelectual e pessoal de cada criança da nossa rede.

O Semanário – Você irá implantar a tecnologia em sala de aula e capacitar os professores para que exista uma maior dinâmica na forma de transmitir o conhecimento?
Rejane – Investiremos sim em tecnologia, pois a escola tem vivido um momento muito importante na era da sociedade da informação, onde a disseminação das tecnologias de informação e comunicação tem chegado inevitavelmente às salas de aulas e tem evoluído rapidamente. Quanto à capacitação dos professores, como existe essa rápida evolução tecnológica, a exigência por constante atualização aprimorando o conhecimento nas aulas e compreendendo em quais situações a utilização da tecnologia irá ajudar no aprendizado do aluno é grande. Por isso julgo muito importante oferecer capacitações aos professores da rede municipal. Ressalto ainda que todas as nossas escolas já dispõe de sala de informática com computadores e impressoras novas, com acesso a internet e professores capacitados que ministram aulas semanalmente em todos os anos inclusive na educação infantil. Os professores de aula regular também dispõem de computador com acesso a internet e impressora na sala dos professores para enriquecer suas aulas.

O Semanário – No que a educação municipal é limitada?
Rejane – Como afirmei anteriormente, as limitações da Educação estão nas burocracias do Sistema a serem vencidas diariamente dentro do Poder Público Municipal.

O Semanário – Em relação ao corpo docente, qual é a política de valorização e reciclagem do quadro geral de colaboradores?
Rejane – Sabemos que o professor é uma das peças fundamentais no processo de aprendizagem e o valorizamos muito. Está nas mãos dele e de nossos alunos o futuro do nosso país, o futuro da nossa cidade. Todos os outros profissionais passam pelas mãos de um professor, merecendo respeito, condições de trabalho adequadas e remuneração justa. Com relação à capacitação e reciclagem, oferecemos na semana de planejamento e replanejamento algumas palestras sobre temas variados, sempre do dia-a-dia de uma sala de aula, para que o professor possa sempre rever sua prática. Paralelo a isso temos as reuniões pedagógicas que sempre são feitas com base no trabalho do professor. A rede municipal oferece também aos professores efetivos um auxílio de 50% na sua primeira graduação e pós-graduação.

O Semanário – Se tratando do geral, em relação às questões como alimentação, esportes, materiais e transportes escolares, quais são as políticas da prefeitura para atender essas necessidades complementares do processo educacional?
Rejane – A política está presente cotidianamente em nossas vidas e quando ela é ministrada se faz presente para certo tipo de orientação onde são tomadas decisões em assuntos públicos, políticos e/ou coletivos. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o compromisso que ação governamental tem com a construção, instauração e acompanhamento de políticas públicas que contribuam para a transformação educacional do nosso município, pois com a aplicação dessas políticas, possíveis mudanças serão feitas em virtude dos direitos que os alunos têm. Alimentação: no quadro de profissionais da educação contamos com duas nutricionistas, que elaboram cardápios balanceados e monitoram a aplicação deste cardápio o bom andamento dos trabalhos dentro das cozinhas das escolas, Emei e creche. A merenda das escolas, emei e creche do município de Rafard é considerada uma das melhores da região. Isso porque uma de nossas metas é a melhoria contínua neste setor. Esportes: Dentro da grade curricular são oferecidas aos alunos da rede municipal duas aulas de educação física, ministradas por professores capacitados e registrados no cref. e em parceria com a Diretoria de Cultura é oferecida aula de capoeira nas escolas municipais por profissionais devidamente graduados. Materiais: Os materiais básicos de consumo dos alunos, mediante a triagem, são fornecidos aos alunos carentes e os materiais pedagógicos juntamente com os de apoio são adquiridos pela prefeitura municipal por meio da diretoria municipal de educação e enviado às escolas de acordo com planilhas de planejamento devidamente elaboradas por profissionais qualificados. Transporte: A Prefeitura Municipal oferece transporte aos alunos da zona rural que estudam nas escolas municipais e estadual. Fazendo parte da sua rota um trajeto pela parte baixa da popular, levando os alunos até a escola Aurelio Sotto. Os alunos matriculados na creche municipal também são beneficiados pelo transporte escolar.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?