Região

Dízimo mirim: o que é?

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador da Pastoral Diocesana do Dízimo

As crianças precisam aprender desde pequenas que o dízimo é um gesto de amor, de partilha e de gratidão a Deus para que, quando forem adultas e já possam contribuir com seu dízimo, elas o façam como expressão de fé em Deus.

Portanto, torná-las comprometidas com o Reino de Deus é o objetivo do dízimo mirim. É um tema que não pode deixar de ser tocado durante a catequese, pois, se entendemos que o dízimo é um compromisso de todo batizado, devemos ensinar isso às crianças desde cedo.

Foto: Reprodução internet

A maioria das crianças conversa com seus pais sobre tudo o que experimentam na vida e podemos ter certeza que ao evangelizar as crianças sobre a partilha dos bens estaremos alcançando também seus familiares.

Neste sentido, elas transmitirão a seus pais o ensinamento que receberam sobre a importância do dízimo como expressão de fé e amor a Deus e aos poucos teremos famílias cada vez mais comprometidas com a evangelização e com o senso de pertença à Igreja que se dá também pela contribuição ao dízimo.

Da mesma forma que os adultos, as crianças são parte da comunidade e por isso devem se sentir acolhidas e responsáveis por ela. E para que isso aconteça elas precisam receber orientações a esse respeito e a forma propícia para isso é através da catequese.

As crianças de hoje são o futuro e, por isso, precisam saber que elas também podem contribuir para o sustento da Casa de Deus. O dízimo mirim poderá despertar em seus corações o sentido da partilha, do amor ao próximo, do cuidado com a comunidade e com a manutenção da igreja da qual fazem parte.

O Livro de Provérbios diz: “Ensina à criança o caminho que ela deve trilhar e ela nunca se esquecerá dele” (Pr 22,6). Neste sentido, dando formação às crianças sobre a importância do dízimo, estaremos colaborando para que se tornem adultos cada vez mais comprometidos com a Igreja.

O egoísmo e o egocentrismo são características de muitas de nossas crianças e o fato de tomar consciência e exercitar o dízimo mirim faz com que elas sejam capazes de vencer essas dificuldades e crescer na solidariedade, na prática da justiça e do amor.

Preparar nossos catequistas no sentido de conscientizar e implantar o dízimo mirim é fundamental quando se pretende fornecer uma catequese integral e verdadeira aos nossos catequizandos.

É indispensável que as crianças compreendam porque devemos ser gratos a Deus e que o dízimo é um gesto concreto de gratidão a Ele por todas as graças que recebemos.

Também as crianças precisam tomar consciência de que o dízimo não deve ser partilhado a partir do que nos sobra, mas que o dízimo deve ser resultado de uma renúncia particular: “Deixar de comprar um doce, uma roupa ou um brinquedo para partilhar o dízimo”, por exemplo.

Se conseguirmos implantar no coração dos pequenos e dos jovens a importância e a necessidade da contribuição consciente e generosa com o dízimo, a longo prazo, conseguiremos também conscientizar os adultos, fazendo com que a maior parte dos batizados assumam a sua missão enquanto dizimistas como expressão de fé, amor a Deus e colaboradores do seu Reino de Justiça e de Paz.

IGREJA EM NOTÍCIAS

EM FOCO – Nesta segunda-feira (16), faz um ano que o tradicional jornal diocesano “Em Foco”, que teve edições impressas durante 15 anos, se tornou site de notícias da Diocese de Piracicaba (www.emfoco.org.br). Lançado durante a missa solene da Ascensão do Senhor e de ação de graças pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais, o veículo nasceu com objetivo de levar informações da Igreja a mais pessoas, de forma ecologicamente correta e com custo menor.

RETIRO – Festejando o mês de maio, mês dedicado à Mãe de Deus e nossa, o Setor Juventude da Diocese de Piracicaba realiza, neste domingo (15), o Retiro Mariano com o tema “Todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada!” (Lc 1,48). O Retiro acontecerá na Capela Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Rio Claro, e contará com pregações e celebração da Santa Missa. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados em participar.

VOCACIONAL – Acontece neste final de semana mais um encontro com interessados em seguir a caminhada vocacional, com vistas ao sacerdócio, na Diocese de Piracicaba. As reuniões são no sábado (14) e domingo (15). Para mais informações e programação dos próximos encontros, basta entrar em contato com o Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, na Rua Alagoas, nº 316, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. WhatsApp: (19) 99822-5048. Facebook e Instagram: @sav.piracicaba.

MUTIRÃO – Em parceria com o projeto Dermato na Rua, o Exército de Formiguinhas e a Diocese de Piracicaba realizam, neste sábado (14), o Mutirão Dermatológico. O atendimento será no salão de festas da Paróquia Sant’Ana, em Piracicaba, das 9 horas às 11h30. Agendamento obrigatório e mais informações pelo WhatsApp: (19) 99600-4362.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?