J.R. Guedes de OliveiraRubinho de Souza

Do Fundo do Baú Raffard

01/12/2017

Do Fundo do Baú Raffard

Ernesto, o guarda chuva e Serafim

Ernesto Quagliato (na foto o da direita – de óculos), era um senhor de descendência italiana, morador antigo de Rafard e muito brincalhão, tanto que ainda que já contasse com seus oitenta anos, não havia perdido o bom humor.

Muitas vezes ao passar em frente à barbearia do Carmo, onde trabalhavam meu pai, meus irmãos e eu, visto que sempre trazia consigo um guarda-chuva, Ernesto, vendo que eu estava de costas para a rua, trabalhando o cabelo ou a barba de alguém, enganchava o cabo do seu guarda-chuva na minha perna e me puxava, fazendo-me ir aos pulos e de costas para fora do salão…

Quando eu virava, pela risada por me ver sair pulando de ré, pois para ele era uma festa, já sabia quem era.

Ele achava tanta graça que ria a não poder mais, balançando a barriga, e ao ouvir meu comentário: – Tinha que ser Ernesto! Só podia ser o senhor Ernesto! Aí é que ele ria mais ainda.

Já o senhor Serafim Albiero (na foto, o da esquerda, de terno), também de origem italiana e nosso cliente, apesar de ser um homem bom, era muito sério, diferentemente de Ernesto, não brincava com ninguém e também não gostava de brincadeiras.

Numa dessas brincadeiras do Ernesto, ele não percebeu que quem estava na cadeira cortando a barba era o Serafim, e como era meu irmão Gerson quem o atendia, rindo muito, falou para o cliente: – Olha seu Serafim quem está me puxando pela perna…é o Ernesto!

Ernesto ao ver quem estava na cadeira de barbeiro, saiu de fininho pois sabia que Serafim não gostava de brincadeiras e foi-se embora em direção à Praça da Bandeira, onde costumava passar umas horas com os amigos.

Depois que passou alguns dias, Ernesto voltou com seu guarda-chuva, e como de costume, puxou-nos pela perna com o cabo do mesmo, mas não sem antes dar uma olhada para ver quem se encontrava na cadeira sendo atendido…

Era assim o nosso relacionamento com os mais idosos naquele tempo, e tanto um como outro nos deixaram boas lembranças e saudades desse tempo que não cansamos de recordar e relatar aqui, para que essas pessoas maravilhosas, fiquem eternizadas em nossos corações…

(Detalhe da foto: o menino é o Sandro Rossini – bisneto de Ernesto e de Serafim)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?