CapivariNotícias

Doações de sangue em Capivari registram crescimento de 21%

20/03/2015

Doações de sangue em Capivari registram crescimento de 21%

Primeira campanha do ano no município arrecadou 95 bolsas para o Hemonúcleo de Piracicaba; ao todo, 120 pessoas compareceram ao Posto de Saúde Central
Maria Angela Claúdio doou sangue pela primeira vez (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Maria Angela Claúdio doou sangue pela primeira vez (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – A Secretaria da Saúde realizou no último sábado, 14, a primeira Campanha de Doação de Sangue de 2015, no Posto de Saúde Central. A ação alcançou o número máximo de candidatos estipulado pelo Hemonúcleo de Piracicaba. Ao todo, 120 pessoas compareceram e 95 bolsas foram coletadas: 61 doadores homens e 59 mulheres. O número é 21% superior ao registrado na edição passada, realizada em dezembro.

“É minha primeira doação, foi rápido e indolor. Quem doa sangue, salva vidas”, diz Maria Angela Claúdio. Para a estudante de enfermagem Ana Paula Rodrigues Rocha, que doa pela segunda vez, a experiência é ótima. “O meu gesto pode ajudar a salvar vidas, nem que seja uma vida. Se todos pensassem em conjunto, poderíamos salvar muitas vidas. Tenho orgulho de ser doadora.”

“É gratificante notar a conscientização das pessoas nas campanhas de doação de sangue de Capivari. Infelizmente, ninguém está livre de passar por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável, por isso é importante que cada vez mais pessoas doem. Um ato tão simples é capaz de salvar muitas vidas”, explica a Secretária da Saúde, Eliane Piai.

Finalizada a coleta, o doador é encaminhado à sala do lanche para se alimentar e ingerir líquido. O tempo de permanência total no banco de sangue é de, em média, 40 minutos. Capivari segue na contramão do país, uma vez que, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na última Semana Nacional do Doador de Sangue houve queda na taxa de doação por habitante no Brasil.

As bolsas coletadas no município serão enviadas ao Hemocentro de Campinas para processamento e depois retornarão a Piracicaba para utilização.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?