Porto Feliz

Documento raro doado ao Arquivo Público de Porto Feliz

Iniciativa é de grupo de interessados na preservação da memória portofelicense

Foto: Divulgação

No dia 13 de outubro de 1918 o professor Pedro Fernandes de Camargo, estudioso da história de Porto Feliz, entregou para a Câmara Municipal, a pedido do presidente, um Relatório com Informações sobre a cidade. Aparentemente, tratava-se de uma resposta de pedido do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo feito ao Legislativo municipal.

Esse material manuscrito foi parar nas mãos do colecionador sorocabano Gilberto Fernando Tenor, que, juntamente com outros materiais e livros, colocou à venda numa página do Facebook. Ciente da importância do documento, o professor Carlos Carvalho Cavalheiro, amigo do colecionador, divulgou em perfil do Facebook com a finalidade de divulgar a existência e possível aquisição do material para a cidade.

Foi o que bastou para mobilizar um grupo de interessados. O artista plástico Sidnei Correia Martins deu início a uma campanha de cotização para que o documento fosse adquirido para Porto Feliz. Ao mesmo tempo, Eugenio Motta Neto garantiu a reserva do material junto ao colecionador Gilberto Fernando Tenor.

Eugenio demonstrou interesse em conhecer o documento, uma vez que foi produzido na época em que seu avô foi prefeito da cidade. Ao mesmo tempo, o professor Carlos Cavalheiro intermediava a negociação também.

Com isso, Eugenio Motta Neto se dispôs a realizar a transação e, com o recurso obtido na cotização dos interessados, realizar a posterior doação ao Arquivo Público Municipal “Sérgio Buarque de Hollanda”. Desse modo, esse importante relato histórico e geográfico de Porto Feliz logo fará parte do acervo público, disponível a pesquisadores e interessados.

Com mais de 50 páginas manuscritas, o documento é escrito a mão e costurado, valorizando ainda mais a sua importância, tendo em vista que não se trata de cópia impressa que poderia ter sido feita em muitos exemplares. Provavelmente esse é material único.

Os colaboradores da cotização para aquisição do material são Sidnei Correia Martins, Eugenio Motta Neto, Carlos Carvalho Cavalheiro, Dimas Bigode, Reinaldo Crocco Júnior, Bruno Veronezze, Sonia Belon, Daniel Piasentin, Renata Alcalá (duas cotas), Cleusa Campos Leite, Jane Anjos, Tânia Causin, Guilherme Iversen, Luzia Sampaio de Lara, Tatiane Segato, Ivan Vagner Marcon (4 cotas).

A aquisição formal do documento deverá se concretizar nos próximos dias.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?