Colunistas

Dormir mal aumenta risco de diabetes

insônia
Foto ilustrativa

Dormir bem garante mais energia e disposição, contribui para diminuir o estresse, melhora o bem-estar e o humor, além de proporcionar outros benefícios importantes à saúde física e mental. Mas o que muita gente não sabe é que a qualidade do sono pode ajudar no controle da diabetes. Estudos indicam que noites mal dormidas aumentam o risco de desenvolver a doença.

O sono de má qualidade, com vários despertares durante à noite, pode provocar desequilíbrio em uma série de hormônios e a médio e longo prazo pode influenciar de forma negativa na saúde favorecendo o surgimento de doenças como pressão alta e diabetes. O sono tem influência direta na liberação de substâncias que regulam os níveis de glicemia no corpo como a insulina.

Hormônios que controlam o apetite e o gasto energético também são produzidos enquanto dormimos. A leptina ajuda a controlar a sensação de saciedade, e a melatonina, responsável por regular o nosso relógio biológico, também vem sendo reconhecida por exercer ação fundamental no controle da fome, consumo de energia e acúmulo de gorduras.

Dormir bem e ter hábitos saudáveis são extremamente importantes para prevenir e controlar a doença, já que o número de diabéticos tem aumentado no país. O Brasil ocupa hoje o quarto lugar no ranking dos países com mais diabéticos no mundo.

O diabetes, quando não controlado, pode trazer consequências para a visão, rins, coração, membros inferiores, nervos, desidratação e complicações respiratórias. O problema já figura como a terceira principal causa de morte entre os brasileiros.

Shigueo Yonekura, especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba. www.institutodosono.com.br

 

Por Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba, com especialização em sono pelo Hospital das Clínicas da USP

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?