DestaquesRegião

Doze cobras são capturadas em fazenda no Sete Fogões

Cobras capturadas foram encaminhadas para centro de reabilitação em São Roque (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Cobras capturadas foram encaminhadas para centro de reabilitação em São Roque (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Na semana passada, o chefe do Meio Ambiente de Rafard, Guilherme Campos Pagotto, capturou doze cobras em uma fazenda próxima ao bairro Sete Fogões. Foram quatro da espécie Jararaca e oito da Cascavel. Os animais foram levados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em São Roque.

A cascavel é responsável por 7% dos acidentes com cobras no Brasil. Porém, é o grupo que apresenta maior taxa de mortes, com 1,8% dos casos. Ela pode atingir 1,6 metros de comprimento, e seu veneno é capaz de paralisar os músculos e causar insuficiência renal.

Essa espécie é considerada a 2ª mais peçonhenta das serpentes brasileiras, e pode ser encontrada no cerrado do centro do Brasil, nas regiões áridas do Nordeste e em campos abertos no Sul, Sudeste e Norte.

Já as Jararacas são responsáveis por mais de 85% dos acidentes com cobra no Brasil. Ao todo são 20 espécies pertencentes a esse gênero, e eles normalmente vivem em regiões com mata.

Esse tipo de cobra tem um veneno que causa necrose nos músculos, inchaço, dor e hemorragia. Após a picada, a pessoa deve receber o soro antiofídico em menos de quatro horas.

Segundo Pagotto, com a parceria entre Prefeitura e o Centro de Reabilitação, todos os animais que estiverem oferecendo algum risco a saúde e/ou segurança pública serão remanejados para que possam ser cuidados e soltos em áreas protegidas e longe da urbanização.

Os moradores que encontrarem animais silvestres devem entram em contato com o departamento do Meio Ambiente da Prefeitura através do telefone 3496-7520.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?