Opinião

É Páscoa novamente

Padre Antônio Carlos D’Elboux é pároco de Rafard (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Padre Antônio Carlos D’Elboux

Estamos mais uma vez celebrando a Páscoa. Páscoa significa passagem. Era uma festa judaica, celebrando a passagem do Mar Vermelho, por onde Moisés conduziu o povo hebreu do Egito até à Terra Prometida. Com a morte e ressurreição de Jesus, a Páscoa celebra a passagem da morte para a vida, do pecado para a graça de Deus, da tristeza para a alegria, da doença para a saúde, tornando-se a principal festa da Igreja Católica e de toda a cristandade. A Páscoa foi precedida do tempo da Quaresma, onde por quarenta dias fomos convidados a aumentar nossos tempos de oração, a dedicar-nos mais à solidariedade, ao jejum e à penitência. Acabando a Quaresma, iniciamos a Semana Santa, da qual a Páscoa é o ponto alto. A festa da Páscoa também é preparada pelo Tríduo Pascal e seguida da Oitava de Páscoa, ou seja, ela é continuada por oito dias, além de em todos os domingos recordarmos a ressurreição de Jesus. É bom termos consciência de que a Páscoa é mais importante que o Natal.

Vários símbolos pascais são conhecidos, entre eles: o Círio Pascal, aquela vela grande e grossa que é benta no Sábado Santo e acesa nos batizados e nas missas festivas, significando Jesus luz para a vida das pessoas; a água, que significa vida, limpeza, purificação; a pomba pascal, geralmente na cor branca, significando paz, harmonia, fraternidade universal; o ovo de páscoa, simbolizando vida nova; o coelho, conhecido pela grande reprodução, mostrando a renovação da vida; o pão e o vinho, utilizados por Jesus como seu corpo e seu sangue na nova Páscoa; o cordeiro, comido pelos judeus na comemoração da páscoa judaica e simbolizando o próprio Jesus imolado pelos nossos pecados.

Uma feliz Páscoa da Ressurreição para todos os Agentes de Pastoral, incansáveis no trabalho e na dedicação às nossas comunidades! Para os jovens que estão nas drogas e também para os que exploram nossa juventude através do tráfico humano! Para o padeiro que nos prepara o pão cotidiano, assim como para a atendente que vende o pão para nós! Feliz Páscoa para a nossa empregada e para o nosso empregado, que nos ajudam a progredir em nossos objetivos! Para aquela senhora idosa que fez de sua vida uma páscoa para muitos, sendo o elemento de união, de paz e de alegria na vida dos familiares e vizinhos! Para o vizinho inoportuno que se julga dono da rua e do bairro, que deseja sempre impor suas ideias como as melhores que as dos outros! Para as Crianças, os Adolescentes e os Jovens que participam da Catequese em nossa Paróquia!

Feliz Páscoa para a criança que acaba de nascer, inclusive para aquela que está fadada a viver poucos minutos, sendo porém causa de libertação para tantos outros, com a utilização dos seus órgãos! Para as pessoas que se doam em benefício dos outros, trabalhando desinteressadamente em favor dos demais! Feliz Páscoa para o médico, a enfermeira, o atendente que sempre se interessam pelo bem estar das pessoas, não fazendo delas mero objeto de lucro! Para os políticos que têm como prioridade em seus trabalhos o menos favorecido! Para o guarda de trânsito, para o motorista de táxi, para o dono do bar da esquina, para as pessoas que nos atendem nas lanchonetes e nos restaurantes! Para os idosos desanimados com as mudanças ocorridas em seus planos e para os jovens com seus sonhos de construção de um mundo melhor! Feliz Páscoa para você e para todos os seus entes queridos! Feliz Páscoa para os que choram a perda de pessoas queridas. Cristo Ressuscitado é garantia da ressurreição de nossos parentes e amigos e da nossa própria ressurreição.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?