CapivariNotícias

Ecocreto lança obra inaugural em Capivari

14/03/2014

Ecocreto lança obra inaugural em Capivari

Tecnologia mexicana é 100% permeável e oferece sistema de captação de água ou reabastecimento do lençol freático
Primeira aplicação da pavimentação ecológica em solo brasileiro aconteceu em Capivari, na sede da empresa (Foto: Divulgação/Ecocreto)

CAPIVARI – A empresa mexicana Ecocreto, que trabalha com o desenvolvimento e a aplicação de pavimentações ecológicas, apresentou entre os dias 19 e 21 de fevereiro a obra inaugural de implantação do primeiro piso 100% permeável. O evento aconteceu onde será a sede da primeira fábrica no Brasil, na cidade de Capivari.

A unidade, que começou a funcionar há pouco mais de um ano, fabrica um material similar ao concreto hidráulico, composto de pedras, água, cimento e aditivo. Essa tecnologia exclusiva resulta num concreto moldável e completamente permeável, que resiste à compressão, ao desgaste e à flexão, e é utilizado para desenvolver calçadas, ruas, avenidas, estradas, pátios e diversos outros tipos de pisos e pavimentos.

Com 20 anos de história, a Ecocreto possui operações em dez países, entre eles México, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, Panamá e Espanha, bem como 30 filiais distribuídas pelo estado de São Paulo. O objetivo, segundo o empresário Luis Leme, é oferecer uma solução fácil e econômica de absorção de água, recuperando aquíferos de maneira natural e eficaz, além de diminuir as ilhas de calor causadas pelo asfalto.

Assim, as empresas têm a possibilidade de reaproveitar a água, por meio do sistema de captação, ou reabastecer o lençol freático, cuja água muitas vezes é destinada ao esgoto, quando poderia continuar seu curso natural. Com a vinda da Ecocreto para a cidade, a atuação se estenderá a todo o país, abrangendo mais de 700 municípios. “Os empreendimentos recebem, ainda, o selo verde, por serem ambientalmente corretos”, explica Leme.

Ecocreto é completamente permeável e apresenta temperatura até 5ºC menor em relação ao asfalto comum (Foto: Divulgação/Ecocreto)

Além dos diversos reconhecimentos internacionais na área ambiental, a Ecocreto também é certificada pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), já tendo trabalhado em drenagens de estádios, como o Omnilife, do clube mexicano Chivas Guadalajara, onde foram realizadas as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011.

De acordo com o empresário, Capivari foi escolhida estrategicamente por estar localizada na macrorregião de maior crescimento do estado, próxima das cidades de São Paulo, Campinas, Piracicaba e Sorocaba, a 100 quilômetros do Rodoanel, 50 quilômetros do aeroporto de Viracopos, 150 quilômetros do aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, e a 220 quilômetros do Porto de Santos.

No Brasil, segundo Leme, a tecnologia foi implantada em sociedade com o arquiteto Néstor de Buen Unna, o engenheiro Alejandro de Vázquez Gómez e o advogado Joaquim Prieto, e irá ocupar uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados na Avenida Tarsila do Amaral (próximo ao Gran-Tour Hotel).

Com manutenções pontuais e de baixo custo, o Ecocreto, marca registrada pela empresa, é tão durável quanto um concreto convencional, podendo chegar a 20 anos. “Hoje, já existem locais com mais de 15 anos de instalação”, garante o empresário.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?