Capivari

Ecoponto do Castelani continua fechado

24/02/2017

Ecoponto do Castelani continua fechado

Previsão era que espaço fosse aberto em setembro de 2016

Ecoponto no bairro Castelani constinua com os portões fechados (Foto: Letícia Siebre)
Ecoponto no bairro Castelani constinua com os portões fechados (Foto: Letícia Siebre)

CAPIVARI | No ano passado, a Prefeitura de Capivari construiu o primeiro ecoponto da cidade, no bairro Castelani. A entrega e funcionamento desse contentor estava prevista para o mês de setembro de 2016, porém, permanece fechado até o momento.
O problema se agrava, uma vez que o lugar está sendo invadido, com risco de vandalismo. Sem atividade, o Ecoponto é alvo de reclamações por parte de moradores do bairro, que dizem que o lugar está parado desde o término da contrução das grades de proteção.
A Prefeitura de Capivari diz que em breve, o município contará com o Ecoponto onde poderão ser depositados materiais recicláveis, restos de poda de árvores e capinação de terrenos, móveis velhos, e entulho de construção civil até 1 m³, que equivale a uma caixa d’água de mil litros. No entanto, não deram nenhuma data concreta de início dos trabalho.
Os ecopontos são contentores de grande dimensão que servem para fazer a recolha seletiva de lixo de várias naturezas. No caso do que foi construído no bairro Castelani, será um local de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
Em 2015, a quantidade de entulho e de lixo abandonado nas ruas das cidades brasileiras, foi equivalente a 1.450 estádios do Maracanã. Por esse motivo é necessário a coleta correta desses resíduos para evitar a contaminação do solo, a proliferação de insetos, bactérias, causadores de doenças como dengue, leptospirose e a peste bubônica.

Início do Ecoponto
Capivari foi contemplada com um Ecoponto pela Cosimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), para descarte de diversos materiais, inclusive restos de construção, com limite máximo de um metro cúbico por morador.
O Ecoponto foi construído no bairro Castelani e a previsão era de que ele comeceçasse a funcionar no mês de setembro de 2016, porém não aconteceu. Vidro, papelão, plástico, poda de árvores e móveis velhos são alguns dos resíduos que também poderiam ser levados ao Ecoponto. A ideia serve para manter a cidade mais limpa e livre de problemas ambientais.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?