Editorial

Editorial: Despertando o paladar

06/06/2014

Editorial: Despertando o paladar

paladar
Imagem ilustrativa

Um turismo e uma cultura rica, porém, temas pouco explorados na doce sucroalcooleira região. Essa é a realidade, em questão, da pequena Cidade Coração – Rafard – que de pequena só tem o tamanho, mas com grande potencial cultural e turístico.

Nasceu nesta terra abençoada, ninguém mais, ninguém menos que Tarsila do Amaral, pintora e desenhista e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista, ao lado de Anita Malfatti. Outra figura global, Paulo Betti, ator e produtor de teatro, cinema e televisão também veio ao mundo por “essas bandas”, em meados de 1952.

Sem dizer das ricas paisagens naturais, perdidas e esquecidas em meio às fazendas que cercam a cidade.

Neste fim de semana, um sopro de cultura passará por aqui, trazido pela caravana do projeto “Emcena Brasil”, com seu teatro móvel nos dias 7 e 8 de junho. Oficinas, contação de histórias e apresentações teatrais para crianças e adultos, além de circo, sessão de cinema, entre outras atividades farão parte da recheada programação, tudo gratuitamente.

A novidade merece prestígio, bem como incentivo de toda a população, para que ações como essa sejam oferecidas constantemente. O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo ProAc ICMS, com realização da Cia Abaréteatro e patrocínio da Raízen.

A partir do momento em que se destaca uma cidade ou um lugar como polo turístico é necessário que se estude a sua história. Assim, o turismo pode ser uma ferramenta para o resgate histórico e cultural, e não apenas uma atividade econômica, utilizada para gerar renda ou alguma forma de lazer para a população. Os atrativos turísticos, por sua vez, também criam possibilidades para a revitalização da identidade cultural, a preservação de patrimônios, bens culturais, tradições e costumes da população local, estimulando a participação da comunidade no desenvolvimento da atividade turística e, consequentemente, da sociedade.

Que o paladar cultural seja despertado não só em cada cidadão, mas também nos empresários e autoridades municipais.

Boa degustação!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?