Editorial

Editorial: Momento de agradecer, orar e vigiar

06/02/2015

Editorial: Momento de agradecer, orar e vigiar

(Foto: Elaine Schug/Creative Commons)
Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira de Rafard (Foto: Elaine Schug/Creative Commons)

Na próxima quarta-feira, dia 11 de fevereiro, os fiéis rafardenses e devotos de Nossa Senhora de Lourdes curvam-se aos pés da Santíssima Virgem Maria, para comemorar os 157 anos de sua primeira aparição à humilde Bernadete Soubirous.

Desde então, o pedido principal resume-se em oração e penitência pela conversão dos pecadores. As mensagens de Nossa Senhora, saídas da gruta de Massabielle, nos arredores da cidade francesa de Lourdes, deixaram uma amostra da predileção de Deus pelos mais pobres, talvez por isso a escolha de Bernadete, que era humilde e analfabeta.

Em busca de seguir os ensinamentos e crenças, a data remete a um momento de reflexão, seja para agradecer, pedir ou simplesmente orar. Afinal, vivemos em um mundo cada dia mais cético, habitado por pessoas com sede de esperança, escassa como a água no leito dos rios.

É corriqueiro ouvirmos no cotidiano a ideia de que política, futebol e religião não se discutem ou não se misturam. Ledo engano, pois as amizades, as proximidades ou até mesmo os distanciamentos entre as pessoas se dão justamente por meio de algumas dessas discussões.

No caso da política, todos os dias as pessoas debatem sobre os efeitos das decisões políticas que são tomadas, alguns concordando e outros discordando delas. E dever ser assim mesmo.

No que diz respeito à religião, ela pode ser tema de discussão, sim, pois por mais ateu que alguém possa ser, a sua vida se constitui de algum elemento espiritual e de alguma religiosidade.

Por fim, o futebol é o menos problemático, tendo em vista que os amantes desse esporte, praticantes e torcedores, sobretudo no Brasil, tendem a considerar o jogo como um momento de arrebatamento e extravasamento de paixões, que causam proximidades e debates entre as pessoas, causando, infelizmente e muitas vezes, atos de violência.

Enfim, somente pelo diálogo no espaço público é que, verdadeiramente, podemos construir uma convivência em que as relações humanas garantam a pluralidade, a diversidade e o respeito entre as pessoas.

Comecemos então pela política, pela religião e pelo futebol, temas de maior destaque no atual momento vivenciado nas comunidades e na sociedade da região. E que Nossa Senhora de Lourdes ilumine a todos nessa difícil missão de gerir o futuro e comportamentos do próximo.

Orai e vigiai!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?