Editorial

Editorial – Transparência

Nos últimos tempos tanto tem se falado em transparência, honestidade, sinceridade, verdade, porém emprestando o grito do técnico Tite do Corinthians naquele clássico contra o Palmeiras – “fala muito… fala muitoooo” – e pouco se mostra e se faz, empurrando uma mentira mascarada ou até mesmo uma meia verdade daquelas bem ‘turvas’.
Refletindo sobre a tal transparência, que virou moda na ‘boca das autoridades máximas’, nos deparamos com uma opinião sobre o tema que nos chamou a atenção e reflete em boa parte o nosso pensamento, o qual compartilhamos com você leitor:
“Vocês já perceberam o quanto as pessoas desejam transparência e sinceridade?
Mas você também já percebeu os efeitos da “verdade nua e crua” ?
Uma coisa sobre a verdade é que você querendo ou não, aceitando ou não ela sempre será verdade. Embora muitas das vezes ela seja difícil de aceitar, pois o orgulho e o ego diz sempre não, não pode ser, eu me recuso a acreditar nisso.
Você já percebeu que algumas verdades são tão óbvias e tão difíceis de acreditar que as pessoas simplesmente se recusam, ou melhor, tentam até mesmo esconder ou mudar para que as mesmas se tornem mais adaptáveis aos seus egos e orgulhos?
Eu sei mas é difícil admitir isso, é difícil admitir que os erros também são nossos. Muitas verdades a respeito de alguém ou algo são tão difíceis que os mesmos tentam mudá-la, porque a verdade chegou até ele e ele pôde então ver algo que não queria. A verdade meu amigo, querendo ou não, abre os seus olhos. É difícil admitir que estávamos errados, que as nossas ideias não estavam certas, que o que estava em oculto agora pode ser visto de uma forma clara.
Mas eu queria que os erros fossem só daquela pessoa, mas a verdade chegou e te mostrou que os erros também são seus. Que não adianta tentar colocar a culpa no outro somente, a verdade chegou e te mostrou que o vilão da história é você, e a verdade é que ninguém quer ser vilão, é mais fácil admitir que sempre fomos os mocinhos.
É bem mais fácil e satisfaz mais o seu ego você dizer que alguém está colhendo algo errado, enquanto a verdade te fala que você prejudicou aquela pessoa. Não, eu não sou o vilão, a culpa é dele. Sabe uma coisa sobre a verdade, você não pode fugir dela, por mais que tente, por mais que procure meios dentro de você de tentar esconder que você também errou, por mais que tente apresentar ela para outras pessoas na sua versão, a verdade sempre tem a versão real. E essa versão real que muita gente não quer aceitar.
É meu amigo, transparência e sinceridade nos dias de hoje não é para todos. Falar a verdade também não, colher as consequências da verdade, nem pensar.
Ser transparente por completo então têm se tornado praticamente impossível devido a reação das pessoas quando se deparam com a realidade. Então têm se tornado melhor pegar a verdade e camuflá-la para que ao ser falada não seja reconhecida.
Infelizmente essa é a realidade, que a ‘Dona Verdade’ só é aceita com roupas e com disfarces e que a ‘Dona Transparência’ têm que se cobrir.”
É isso, vamos tentar ser mais transparentes uns com os outros?
A verdade é uma só: no final, a verdade prevalece!
Pensem nisso!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo