Editorial

Editorial: Tudo se renova

05/06/2015

Editorial: Tudo se renova

(Foto: Reprodução/Creative Commons)
No feriado de Corpus Christi, Igreja Católica celebra o Corpo e o Sangue de Cristo (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Rafard e as cidades vizinhas: Capivari e Mombuca foram presenteadas no último sábado, 30 de maio, com a reinauguração da Capela São João Batista de Itapeva. Um presente que marca, talvez, o início de novos tempos frente ao resgate cultural e histórico destes municípios.

O que estava em ruínas, graças à união do poder público, autoridades, sociedade e da empresa Radar, hoje, torna-se um monumento, um marco histórico e porque não dizer a certidão de nascimento das cidades circunvizinhas.

Mais que um sonho, a conquista da doação da Capela de Itapeva e seu entorno – totalizando mais de 17 hectares – é a prova de que diálogo e união devem andar de mãos dadas rumo ao desenvolvimento.

Quiçá, o novo visual possa ser melhorado a cada dia, e mais que isso, mantido com responsabilidade pelas pessoas que residem na Fazenda Itapeva, pela comunidade religiosa, pelas autoridades municipais e, agora, pela Comissão Intermunicipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Pedagógico. E que venham as festas comemorativas, resgatando os bons e velhos tempos das tradicionais quermesses.

E falando em tradição, nesta quinta-feira, 4, é celebrada pela igreja católica a festa do Corpo e Sangue de Cristo. Um momento de oração, reflexão e manifestação pública de fé. Momento também em que a Igreja convida a comunidade – cada dia mais refém do relógio – a parar. Afinal, o mundo cibernético e financeiro ao redor fala exatamente o contrário: não se pode perder tempo, pois tempo é dinheiro, é oportunidade.

Um ‘dia santo’ é uma folga durante a jornada para parar, refletir, rezar e fazer um balanço da situação da fé, tomar consciência dos hábitos de superficialidade e pressa que, às vezes, caracterizam a relação com a Eucaristia celebrada nas comunidades.

É um bom momento para avaliar a participação na missa, celebrando o mistério da Páscoa com a Cruz, Morte e Ressurreição do Senhor. Momento também de parar e perguntar como está ouvindo a Palavra e como está se alimentando com o Pão, dado como presente.

Neste dia em que a igreja católica se manifesta diante de um mundo em mudança, a fé na presença real de Cristo Eucaristia e o comprometimento com um mundo novo, é válido pedir à Virgem Maria, Mãe da Redenção, aos Anjos e Santos que ajudem o ser humano a viver e aumentar a fé nesse mistério.

Que a passagem de Cristo na Eucaristia pelas ruas e praças comprometa a cada um, ser pessoas alimentadas pela Eucaristia, que passam pelas estradas do mundo proclamando Cristo Jesus Ressuscitado, vida para o mundo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?