J.R. Guedes de Oliveira

Eduardo Maluf (Homero Dantas)

Eduardo Maluf, que com o pseudônimo Homero Dantas subscrevia seus trabalhos literários, nasceu em Capivari, SP, no dia 3 de fevereiro de 1922 e faleceu, na mesma cidade, no dia 7 de agosto de 1988.

Poeta, jornalista e escritor. Era filho de Elias Bichara Maluf e de Chia Miguel M. Maluf. Foi correspondente e agente do jornal O Estado de S. Paulo e diretor do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Cesário Motta, por mais de 30 anos, em ambas atividades. Historiador, poeta e jornalista, manteve intensa atividade artística e literária, colaborando, inclusive, com diversos jornais da capital e do interior. Foi redator do jornal “Correio de Capivari”.

Dotado de vasto conhecimento, manteve, também, estreito contato com intelectuais da sua época e estando sempre à frente nas atividades culturais de Capivari.

eduardo-maluf-homero-dantas
Eduardo Maluf – Homero Dantas (Foto enviada pelo colunista)

Deixou três livros inéditos, dos quais um já foi publicado: Salomé e outros versos (editado pelo Movimento Capivari Solidário em 1997), Verão de amor (poesias) e A beleza da arte (publicado em 2011). Para uma melhor análise desta grande personalidade de nossa Capivari, transcrevemos, aqui, um questionário respondido pelo autor.

As respostas que lhe foram solicitadas pelo prof. Dr. José Roberto do Amaral Lapa, emérito e saudoso intelectual do Centro de Memória da Unicamp, foram inseridas na página “Mansão Literária”, do Diário do Povo de Campinas, edição de 29 de março de 1953, com o título de “Corpo e alma de um poeta”.

(Fonte: O organizador)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?