Geral

Educação em Foco: Mediação de conflitos

O que é um conflito? O nascimento já implica em um conflito: há a tendência a permanecer no conforto intrauterino, porém a evolução solicita que se enfrente o desafio de vir à luz, com todos os desconfortos ou mesmo confortos que isso acarreta. Daí em diante, o conflito não mais abandonará aquele ser em todas as relações e relacionamentos. Falar de conflito é falar de vida. Conflitos existem por toda a parte. Não são em sua natureza nem bons nem ruins: fazem parte da vida em sociedade. A maneira como lidamos com eles, no entanto, faz com que tenham desdobramentos positivos ou negativos. Se bem manejados eles podem levar a situações de intensa criatividade e aprendizagem. Se mal administrados e/ou ignorados, podem ter consequências indesejadas, tais como a violência por exemplo.

Onde existe diversidade, movimento e diálogo, existe conflito. O conflito nos ensina sobre nossa condição de ser humano.

É notório hoje em nossa sociedade um cenário de muitos conflitos e violência. Claro que essa situação reflete dentro da escola, um ambiente onde os alunos permanecem muitas vezes mais tempo do que em suas próprias casas. Esses conflitos interferem na boa convivência escolar. Muitas comunidades buscam resolver de forma autoritária, com imposições e foco somente nos conteúdos curriculares.

A presença de conflitos é um termômetro de que algo errado está acontecendo além do reflexo do exterior da escola. Estamos ouvindo pouco os alunos: eles precisam participar da gestão da escola através de assembleias, caixas de sugestões espalhadas pela escola, representantes de salas, grêmios estudantis, rodas de conversas. Debates, palestras com profissionais especializados e campanhas também são fatores que contribuem no combate e prevenção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?