Elizete Cristina Aguiar

Educação em Foco: Pesquisa Escolar 2

Espera-se que o professor, ao trabalhar com o procedimento da pesquisa em sala de aula utilize-se de uma ou mais das três possibilidades apresentadas:

1) desenvolver pesquisas próprias sob sua regência, acompanhando os alunos e grupos em suas diversas etapas;

2) apoiar pesquisas desenvolvidas junto com professores responsáveis por outros componentes curriculares;

3) apoiar pesquisas e projetos de trabalhos pela escola, sempre em sintonia com o planejamento escolar e a proposta político-pedagógica da unidade.

Ao aluno, espera-se que:

1) saiba utilizar e selecionar qualitativamente fontes de pesquisa;

2) saiba organizar seus dados coletados, observações e referências de pesquisa, e apresentá-los com clareza, seja na forma oral ou escrita;

3) saiba investigar e posicionar-se criticamente sobre o objeto de estudo ou pesquisa,

4) ser capaz de analisar e criticar pesquisas de opinião publicadas nas mais diversas áreas.

Investigar é buscar soluções, procurar saber como é, como funciona, como ocorre, como fazer para resolver um problema, como proceder para fazer diferente ou para fazer melhor. A investigação exige pensamento crítico, criativo e o recurso ao método científico. Investigar não pode ser uma ação pontual. Deve ser uma das razões de ser da escola.

Botão Voltar ao topo
Skip to content