Rubinho de Souza

Eleições – Desde o Brasil Colônia até os dias atuais (Parte 4)

Como estamos vivendo o período popularmente apelidado de “época de eleições” que envolve grande número de candidatos que se eleitos, irão compor o corpo Legislativo e chefiar o Executivo de seus respectivos Municípios, seguindo nossa linha de publicação, hoje brindarei meus caros leitores com curiosidades sobre nomes e apelidos de candidatos às eleições municipais de 2020 em todo o Brasil.

Segundo informações divulgadas pelo TSE, as inscrições deste ano, bateram recorde, visto que o número de inscritos chegou a 541.925. Este número recorde de todas as eleições municipais, traz uma curiosidade que vem se repetindo ao longo do tempo, fazendo parte do folclore das eleições brasileiras.

Vários candidatos, adotaram nomes “estranhos” e alguns engraçados, como se a política não se tratasse de algo sério, desdenhando do futuro da população, e usando o jeitinho brasileiro de sempre para levar vantagem e ser lembrado na hora do voto por aqueles menos politizados.cartaz-arena-genaro-vigorito

Os nomes mais “emprestados” para uso e eventual benefício na captação de votos, são os do Presidente Jair Bolsonaro e ex-Presidente Lula, que são incorporados ao do pretenso candidato.

Dentre as 541.000 inscrições, aparecem 84 nomes de Bolsonaros, e 185 Lulas.

São 8.262 inscrições de candidatos que se apresentam dizendo-se ligado às carreiras policiais ou das forças armadas, sendo a maioria destes, policiais militares, e ainda outros 6 terão o termo “pistola” incorporado ao seu nome nas urnas eletrônicas.

Temos em 6.041 inscrições, com o apelido de “Zé” para ser usado nas urnas nas eleições municipais de 2020, entre os quais, 591 Zé da Padaria; 64 Zé da Praça; 363 Zé do Açougue; 92 Zé da Igreja; 165 Zé da Sorveteria; 986 Zé do Posto; 25 Zé da Mecânica; 394 Zé da Peixaria; 328 Zé da Feira; 4 Zé das Couves; 1.357 Zé do Bar e Zé da Farmácia com maioria esmagadora: 1.672.

São muitos aqueles que recorrem à religião para angariar votos, se temos 92 inscritos de “Zé da igreja” também temos pastores e padres participando das eleições municipais, com um número de 4.360 inscritos com o apelido de pastor na urna eletrônica, e ainda 202 com a denominação de padre e 536 denominados missionário.

Alguns se achando espertinhos, já incluíram no seu nome de guerra a palavra prefeito, pensando com isso ganhar eleitores, no entanto destes, 11 estão disputando o cargo de vereador. O perigo é o eleitor se confundir, pensando estar elegendo o Prefeito de sua cidade, quando na verdade, ele é candidato a vereador.

Temos inúmeros nomes de super-herói para resolver os insolúveis problemas dos municípios: 26 Hulk; 4 Superman; 12 Batman; 8 Wolverine.

Num período em que somos bombardeados com notícias da eleição presidencial nos Estados Unidos entre o candidato republicano Donald Trump e democrata, Joe Biden, nas eleições municipais do Brasil, termos 3 Trump e 1 Joe Biden, e 18 Obama, e para homenagear as cantoras teremos 1 Shakira.

Mas ainda tem mais, para homenagear os políticos tupiniquins, teremos nesta eleição no Brasil, 99 Tiririca, 19 Maluf; 58 Brizola.

E como forma de homenagear os times brasileiros, teremos 25 candidatos que incorporaram ao seu nome: Flamengo, sendo 3 deles do RJ; 1 Fluminense; 16 Corinthians; 5 Palmeiras; 11 Grêmio; 1 Inter; 3 Vasco; 31 Botafogo, que também pode ser uma referência ao bairro do Rio de Janeiro com o mesmo nome.

Nestas eleições municipais, muitos também se candidataram querendo se aproveitar da popularidade de pais, mães, avós, ou seja, do nome da família. Entre eles: 786 são filhos ou filhas de alguém, 76 são mães de alguém, 137 são pais de alguém e 01, avó de alguém famoso.

Não faltou nem mesmo a exploração do meio ambiente, fauna e flora: 42 do Meio Ambiente, 43 do Pantanal, 4 da Amazônia e afins, 18 do Cerrado, 5 da Caatinga, 215 Gato, 59 Cachorros, 24 Araras, 19 Micos, 47 Macacos, 15 Tartarugas, 71 Onças, 6 Antas, 157 Jacarés.

Nos temas universais, termos ainda: 1 Morte, 1 Medo, 70 da Alegria, 3 Tristeza, 194 de Deus, 19 do Axé, 62 Buda, 1 Zeus, 1 Inferno, 12 Capeta, 2 Diabo Loiro, 1 Toninho do Diabo, 29 Ninjas, 10 Samurais, 7 Sushi.

Muitos incorporam sua atividade ao nome e utilizam apelidos pelos quais são chamados, são eles: 4.797 da Saúde, 309 da Segurança, 215 da Educação.

Ainda que possa parecer engraçado para alguém que lê a postagem acima, na verdade este é o retrato mais fiel de como é tratada a política no Brasil, e de como somos tratados por aqueles que se julgam com capacidade de nos representar, seja no legislativo ou no executivo, quando estão mais pensando em si mesmos e no poder que terá ao ocupar a tão cobiçada vaga que disputa.

A intenção desta postagem é exatamente a de chamar o caro amigo eleitor à razão, a fim de conscientizá-lo da importância do seu voto, afim de que, no dia da escolha de quem vai ser o representante na Prefeitura e Câmara Municipal, para que pese todos os prós e contras, antes de fazer sua escolha, e procure votar em quem realmente tem condições de administrar nosso município, colocando acima de seus interesses, a cidade e seus moradores.

A título de exemplo de homem público que sempre colocou Rafard acima dos seus interesses, vemos a foto do primeiro Prefeito da nossa cidade, o inesquecível Marechal da vitória; Genaro Vigorito.logo do fundo do baú raffard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?