DestaquesRafard

“Eletrônico não é lixo”: saiba como descartar corretamente eletroeletrônicos e pilhas

O debate sobre o descarte correto e a necessidade da reciclagem de lixo eletrônico tem ganhado força nas últimas semanas em diferentes localidades do país, impulsionado pelo Dia Internacional do Lixo Eletrônico – celebrado no dia 14 de outubro.

A data visa promover a conscientização da população sobre a necessidade de que geradores elétricos, como pilhas e baterias, e aparelhos eletrônicos dos mais diversos tipos e tamanhos sejam descartados de forma adequada.

Dentre os riscos causados pela exposição excessiva a lixos eletrônicos não descartados, guardados indevidamente no ambiente doméstico, estão a possibilidade de contaminação por metais pesados que compõem estes objetos.

Nesse sentido, a Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Rafard, em parceria com a Green Eletron iniciaram no município, na última segunda-feira (16), a Campanha “Eletrônico não é lixo”.

Os moradores que desejarem realizar o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos e pilhas – exceto linha branca, como geladeira, fogão, máquina de lavar e microondas – podem realizar o descarte no Departamento Municipal de Água e Esgoto, localizado na rua Allan Rolim Barbosa, 248, no bairro Popular.

A campanha segue até o dia 25 de novembro e os materiais enjeitados serão recebidos de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.

“Cuidar do meio ambiente é dever de todos e pequenos gestos como este, fazem toda a diferença para uma Rafard melhor e mais limpa”, destaca Natália Sampaio dos Santos, chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Aterro Sanitário.

O que pode ser descartado

Serão recebidos no ponto de coleta: notebooks, impressoras, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, tablets e celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos e carregadores, eletroportáteis, ferramentas Elétricas e muitos outros.

No site da Green Eletron, você encontra a lista completa dos produtos que podem ser descartados.

Reprodução site Green Eletron

Parceira

A Green Eletron é uma gestora para logística reversa de eletrônicos. Ela auxilia as empresas no atendimento à lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

O objetivo da empresa é operacionalizar a logística reversa de pilhas, baterias e eletrônicos.

Todas as empresas fabricantes, importadores, distribuidores e comércios têm a obrigatoriedade legal de disponibilizar pontos de entrega voluntária para que seus consumidores possam descartar o lixo eletrônico da forma adequada.

“Por meio de grandes parcerias consolidadas, conseguimos fornecer para sociedade um mundo com cada vez menos extração de recursos naturais, promovendo assim o reaproveitamento de matérias-primas com uma economia mais circular”, diz o texto de apresentação no site da Green Eletron.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?