DestaquesRafard

Elite Futebol Clube de Rafard chega aos 46 anos com saudades do futebol do passado

Neste domingo, 21 de março, Rafard comemora 56 anos de Emancipação Político-Administrativa. Daqui há alguns meses, exatamente no dia 7 de setembro, o Elite Futebol Clube, time rafardense que já teve fama regional no futebol amador, completa 46 anos de fundação.

A diferença da data da emancipação para a criação do time é de apenas 10 anos. Desde a fundação, em setembro 1975, até os dias de hoje, o Elite tem muita história para contar.

Em 46 anos de história, mais de 100 atletas rafardenses, muitos infelizmente já falecidos, mas tantos outros que ainda estão vivos, vão se recordar dos tempos da juventude, em que eram jogadores do time oficial do Elite.

O fundador da equipe, Misael Machado, o Misa, como é conhecido, recorda com alegria os momentos de glória e conquistas do time, porém, não esconde a tristeza ao falar dos anos em que os jogos foram diminuindo, até o time acabar de vez, antes mesmo da pandemia.

Hoje, com 74 anos, Misa é almoxarife aposentado e na juventude jogou no RCA (Rafard Clube Atlético), um dos primeiros times de futebol de Rafard. Ele conta que o Elite nasceu numa conversa de um grupo de amigos, que se reunia em frente ao Círculo Operário.

“O Elite tinha a equipe de futebol de campo, de salão e também de minicampo, que era o society da época. Era tão forte, que tinha fama em todas as cidades da região”, conta Misa.

misael-machado-na-sala-de-troféus-do-elite-fc
Misa exibe troféus conquistados pelo Elite ao longo dos 46 anos de história (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Há sete anos, ele montou, em casa, uma sala de troféus do Elite Futebol Clube, com mais de 100 peças, cuidadosamente expostas nas prateleiras que ele tem orgulho de mostrar aos que perguntam sobre a história do time.

Os primeiros jogos do Elite eram no campo em frente à Estação Sorocabana, numa área da usina Rafard. Já na década de 1970, o campo foi tomado pela famosa enchente e deixou de existir. Hoje, o local é ocupado pelo depósito de bagacinho da usina.

Outros campos, que hoje também já não são mais utilizados para jogos de futebol, acolheram os atletas do Elite.

“Tinha jogos amistosos no campo da fazenda São Bernardo e no Taquaral. Tempos bons, de muita amizade e o Elite crescia junto com o desenvolvimento de Rafard”, recorda Misa.

misael-machado-segura-foto-da-equipe-do-elite-fc-campeã-do-amador-em-1979-1980
Misa Machado mostra foto da equipe campeã do amador na década de 80 (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Segundo ele, o auge do Elite foi nos anos de 1979 e 1980, no futebol amador. Na ocasião, o time ficou campeão invicto, sem perder em mais de 15 jogos e disputando com equipes das cidades vizinhas, como Capivari, Elias Fausto, Cardeal, entre outras.

“Aquele foi o time da glória do Elite. Foi o destaque nestes 45 anos. Estes dias, pensando na história do Elite, me dei conta que metade dos jogadores desta época já faleceu. Momentos como aqueles, não voltam nunca mais”, disse emocionado.

Misa contou a reportagem d’O Semanário, que há pouco mais de três anos, em 2017, o Elite ainda competia, só que bem diferente do que já foi no passado. Eram apenas jogos comemorativos no aniversário da cidade e no 7 de setembro.

Tradicional churrasco de confraternização foi realizado em Capivari, na chácara do Side Rossi (Foto: Ricardo Machado/Arquivo pessoal)

Outra marca registrada do Elite eram as festas em comemoração à fundação do time. Churrascos com os antigos jogadores e com as equipes novas que se formavam, se estendiam por um dia inteiro. Misa conta que muitos convidados, de toda a região, esperavam pelo churrasco anual do Elite.

“O último aconteceu em 2019. Em 2020 já não aconteceu por conta das restrições da Covid-19”, disse.

Indagado sobre o futuro, após a pandemia, Misael não soube responder se os encontros para o tradicional churrasco ainda vão continuar. Sobre o retorno do time de futebol na categoria que era o Elite, ele responde, que não há mais volta.

Ao definir sua história de vida no time de futebol que cresceu junto com Rafard, Misa afirma emocionado.

“O Elite só me deu alegria. Mais de 45 anos de história. Tenho muitas amizades que vou preservar pelo resto da vida. Time como este em Rafard, outro igual, nunca mais”.

Elite antes do Elite

Lá atrás, antes mesmo da emancipação, por volta de 1924 a 1942, existiu em Rafard, que ainda era a Vila, um time de futebol com o nome de Elite Futebol Clube.

O registro das atividades esportivas deste time da época foi eternizado pelo historiador Pedro Silveira Rocha, em sua obra: Vida Social e Política de Rafard de 1883 a 1987. Há, inclusive, uma foto datada de 1928, do time Elite Futebol Clube – Vila Raffard.

Nos relatos do historiador, pouco tempo depois de passado o ano 1942, o Elite Futebol Clube teve uma fusão com o União Rafardense Futebol Clube, da qual nasceu o Rafard Clube Atlético, o saudoso RCA, o mesmo que o Misa do atual Elite foi jogador na infância e adolescência.

Equipe do Elite Futebol Clube que conquistou o título amador de 79/80 (Foto: Arquivo/Elite Futebol Clube)

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?