CapivariNotícias

Sobe para 87 o número de casos de dengue em Capivari

16/03/2015

Sobe para 87 o número de casos de dengue em Capivari

Para conter a proliferação do vírus, Vigilância Sanitária realizou nebulização em quatro quarteirões da Vila Fátima, o que corresponde a 17% dos casos
Vigilância Sanitária realizou nebulização em quatro quarteirões do bairro Vila Fátima na última quinta-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Vigilância Sanitária realizou nebulização em quatro quarteirões do bairro Vila Fátima na última quinta-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – O número de notificações de dengue em Capivari subiu para 106 até a última quinta-feira, 12, de acordo com informações da Secretaria da Saúde. Deste número, 87 casos são positivos, dos quais, 15 são importados (o morador foi infectado em outro município). Para combater a proliferação do vírus, a pasta realizou nebulização em quatro quarteirões da Vila Fátima, o que corresponde a 17% dos casos.

A secretária da Saúde, Eliane Piai, orienta os moradores a procurar atendimento médico ou dirigir-se ao posto de saúde mais próximo no aparecimento de sintomas como: febre intermitente, dor de cabeça, dores na região atrás dos olhos, nas costas, pernas e articulações, dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo e fraqueza muscular, insônia, náuseas, perda de apetite e eritema (vermelhão da pele).

Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária pelo telefone 3492-1606 ou na Vigilância Epidemiológica: 3492-8205.

Nebulização

A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou na última quinta-feira, nebulização em quatro quarteirões do bairro Vila Fátima, totalizando 89 casas. Os agentes capacitados para a operação desocuparam as residências e aplicaram o veneno. É necessário, no mínimo, 30 minutos fora do local onde o veneno é aplicado. Enquanto isso, os moradores aguardaram na calçada ao lado de fora junto aos animais, que também foram retirados.

A nebulização é a aplicação do veneno que combate o Aedes aegypti. Ela elimina a possibilidade de o mosquito picar uma pessoa infectada em outras localidades e transmitir a doença para uma pessoa saudável, evitando o contágio. A Secretaria da Saúde esclarece que essa operação não combate as larvas e ovos, ou seja, a contribuição dos moradores fiscalizando possíveis focos e combatendo-os é primordial.

“O trabalho da Vigilância Sanitária é realizado diariamente. Os agentes estão nas ruas informando e fiscalizando as casas, mas é de extrema importância a mobilização da população. Apenas com a prevenção vamos conseguir combater o mosquito na cidade, e isso é simples: bastam dez minutos semanais para inspecionar o quintal e evitar possíveis focos do mosquito”, afirma Eliane Piai.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?